A poesia pensante de Orides Fontela
a errância como experimento poético de linguagem
Mots-clés :
Orides Fontela, deriva, nomadismo, poesia e filosofia, Deleuze e GuattariRésumé
Resumo: O artigo busca desenvolver a ideia de uma poética da deriva em Orides Fontela (1940-1998), no sentido de uma experimentação do pensamento da e na escrita, dando-se não somente no plano temático, mas, sobretudo, material dos poemas. Para tanto, parte-se do diálogo com alguns conceitos da filosofia francesa da diferença, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na busca por pensar a constituição de sua escrita-pensamento enquanto movimento de nomadismo ao mesmo tempo ético e poético. Neste intuito, o artigo centra-se na análise de dois poemas, ambos do livro Rosácea (1986), “Viagem” e “Errância”, os quais seriam emblemáticos acerca desta poética da deriva, observável tanto nos procedimentos de escrita, quanto no tipo de subjetividade criada pelos poemas: subjetividade sempre fora de si e em processo constante de constituição e desvios.
Palavras-chave: Orides Fontela; deriva; nomadismo; poesia e filosofia; Deleuze e Guattari.
Abstract: The article aims to develop the idea of a poetics of drift in Orides Fontela’s poetry (1940-1998), in the sense of an experimentation of the thought of and in writing taking place not only in the thematic plan but, mainly, in the material of the poems. For this purpose, we seek a dialogue with some concepts of the French philosophers of difference Gilles Deleuze and Félix Guattari to think about the constitution of her writing-thought as a movement of ethical and poetic nomadism. Therefore, we focus on the analysis of two poems from the book Rosácea (1986), “Viagem” [“Travel”] and “Errância” [“Wandering”], both emblematic about this poetics of drift observable in the writing procedures and in the type of subjectivity created by the poems: subjectivity always outside of itself and in a constant process of constitution and deviation.
Keywords: Orides Fontela; drift; nomadism; poetry and philosophy; Deleuze and Guattari.
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(c) Tous droits réservés Nathaly Felipe Ferreira Alves, Annita Costa Malufe (Autor) 2023
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