A narrativa do Ulysses
cronos, kairos e o esmaecimento do afeto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54045Palabras clave:
Ulysses, narrativa, cronos, kairosResumen
A proposta de Frank Kermode para o entendimento da estrutura narrativa em termos de uma dupla temporalidade, a primeira entendida enquanto cronologia do tempo que passa (cronos), a segunda enquanto uma ruptura do fluxo temporal que remete a um tempo de revelação extraordinária (kairos), abre caminho para uma leitura do Ulysses em uma dimensão que é mais espacial do que temporal. Trata-se de leitura marcada pela dispersão espacial de significados que devem ser recompostos por um leitor que se dedica mais à montagem de um quebra-cabeças do que a uma leitura propriamente dita. Nessa forma alternativa de leitura, as epifanias típicas das obras iniciais de Joyce, marcadas que são pela força emocional do kairos, tendem a perder força ou mesmo desaparecer. Essa perda de força kairética, que tem para Kermode um significado existencial, pode ser produtivamente compreendida em termos da conceituação proposta por Fredric Jameson sobre o “esmaecimento do afeto” na pós-modernidade.
Descargas
Referencias
COLERIDGE, Samuel Taylor. Kubla Khan. In: GREENBLATT, Stephen (ed.) et al. The Norton Anthology of English Literature. New York: Norton, 2006.
ELIOT, T. S. Poesia. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
DUNCAN, Pansy. Once more, with Fredric Jameson. Cultural Critique, n. 97, Fall 2017, p. 1-23. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/23/article/674295/pdf. Acesso em: 28 maio 2025.
EMERSON, Kent. Joyce’s Ulysses: A Database Narrative. Joyce Studies Annual. New York: Fordham University Press, 2017. p. 40-64.
FRANK, Joseph. The Widening Gyre: Crisis and Mastery in Modern Literature. New Brunswick, N. J.: Rutgers University Press, 1963.
GRAHAM, Elyse. Joyce and the Graveyard of Digital Empires. Debates in the Digital Humanities. Ed. Matthew K Gold and Lauren F. Klein. Minnesota: University of Minnesota Press, 2019, p. 350-368.
GRODEN, Michael. Ulysses in Progress. Princeton: Princeton University Press, 1977.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1997.
JAMESON, Fredric. The Ancients and the Postmoderns. London: Verso, 2015.
JOYCE, James. The Portrait of the Artist as a Young Man. New York: Compass Edition, 1956.
JOYCE, James. Stephen Hero. Ed. Theodore Spenser. Harmindsworth, Middlesex: Penguin Books, 1963.
JOYCE, James. Ulysses. Ed. Hans Walter Gabler. London: Random House, 1986.
KENNER, hugh. The Stoic Comedians: Flaubert, Joyce And Beckett. Berkeley: University Of California Press, 1974.
KERMODE, Frank. The Sense Of An Ending. Oxford: Oxford University Press, 1966.
MACDUFF, Sangam. Panepiphanal World. Gainesville, F.: University Press Of Florida, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.
POUND, Ezra. Gaudier-Brzeska: A Memoir. London: John Lane, 1916.
POUND, Ezra, Selected Poems Of Ezra Pound. New York: New Directions, 1957.
THOMASA, Brook. Ulysses: A Book Of Many Returns. Baton Rouge And London: Louisiana State University Press, 1982.
WILLIAMS, Raymond. Marxism And Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977.
WORDSWORTH, William. Preface To The Lyrical Ballads. in: GREENBLATT, Stephen (ed.) et al. the Norton Anthology Of English Literature, v. 2. New york: norton, 2006. p. 263-274.
WORDSWORTH, William. The Prelude. In: GREENBLATT, Stephen (ed.) et al. The Norton Anthology of English Literature, v. 2. New York: Norton, 2006. p. 322-324.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sérgio Luiz Bellei (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).