Duas poéticas, dois olhares sobre o Barroco
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..91-109Resumen
Resumo: Este ensaio pretende estudar relações existentes entre as poéticas de Affonso Ávila e Haroldo de Campos no contexto da poesia contemporânea, compreendendo o sentido que o Barroco adquiriu em suas produções criativas e críticas.
Palavras-chave: experimentalismo, poesia concreta, Barroco, poesia crítica
Descargas
Citas
"30 ANOS DA SEMANA NACIONAL DE POESIA DE VANGUARDA – 1963/93". Belo Horizonte: Prefeitura Municipal: Secretaria de Cultura, 1993.
ÁVILA, Affonso. Código de Minas & Poesia Anterior. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
ÁVILA, Affonso. Código de Minas. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras Ltda, 1997.
ÁVILA, Affonso. Do Barroco ao modernismo: o desenvolvimento cíclico do Projeto Literário Brasileiro. In: ÁVILA, Affonso (org.). O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975. Stylos, 1.
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994. 2 vol. Debates, 35.
ÁVILA, Affonso. O poeta e a consciência crítica. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
ÁVILA, Affonso. Resíduos seiscentistas em Minas. Belo Horizonte: Centro de Estudos Mineiros, 1967. 2 vol.
BARBOSA, Waldemar de A. Negros e quilombos em Minas. Belo Horizonte: [s.e.], 1972.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. In: CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977. Debates, 16. p. 15-32.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.
CAMPOS, Haroldo de. Uma arquitextura do barroco. In: CAMPOS, Haroldo de. A operação do texto. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 139-150.
CAMPOS, Haroldo de. Xadrez de estrelas. São Paulo: Perspectiva, 1976.
CÂNDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira – momentos decisivos. São Paulo: Martins Editora, 1981, vol. I.
CÂNDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
CASTRO, E. M. de Melo e. O próprio poético: ensaio de revisão da poesia atual. São Paulo: Quíron, 1973.
MATOS, Gregório de. Antologia poética. Sel. Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. História literária e julgamento de valor. In: Anais do 2° Congresso da Abralic. Belo Horizonte: Abralic, vol. 1, 1991. p. 141-151.
SILVA, Rogério Barbosa da. O lúcido jogo do revés: metalinguagem poética e crítica literária em Affonso Ávila. Belo Horizonte: Faculdade de Letras – UFMG, 1997. 175 p. Dissertação de mestrado.
SOUZA, Laura de Mello. Discurso histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1994.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade de Minas Gerais, n. 4, 1962.
TORRES, João Camilo de Oliveira. História de Minas Gerais. Belo Horizonte, [s. e.] 1961.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1998 Rogério Barbosa da Silva (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).