Poesia: uma decisão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..72-80Palabras clave:
visão, imagem, memória, vision, image, memory.Resumen
Resumo: O corte entre o ver e o dizer supõe a existência de dois modos incomensuráveis de constituição da realidade. No entanto, não acedemos às visibilidades nem aos enunciados senão pela ligação em que o outro se dá. É na poesia que esse processo, em que há sempre algo da ordem do fascínio ou da surpresa, se apresenta e amplia, motivo pelo qual nela o pensamento da imagem é indissociável da interrogação da linguagem, nomeadamente do que nela é potencial de destruição de verossimilhanças e capacidade de fazer sentido a partir do abismo, do instante sem espessura da decisão. No presente ensaio proponho-me pensar esse processo a partir de algumas distinções entre diferentes regimes de imagens e do modo como deles decorrem diferentes concepções da memória e do mundo como unidade que se recebe/lega em herança.
Palavras-chave: visão; imagem; memória.
Abstract: The cut between seeing and telling presupposes the existence of two incommensurable modes of constituting reality. However, we do not accede to visibilities or statements other than through the bonding by which the other is given. It is in poetry that this process, always tinged by some fascination or surprise, presents and amplifies itself, and that is why in poetry the thought of the image is inseparable from the interrogation of language, especially of what in language is potentially destruction of verisimilitudes and ability to create sense out of the abyss, out of the gistless instant of decision. In the present essay, I intend to think over that process on the basis of some distinctions between different regimes of images and the way they breed different conceptions of memory and world as unity received/ handed over as heritage.
Keywords: vision; image; memory.
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Citas
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