Uma abordagem comparativa da ironia: conceito, tropo e performance

Autores

  • Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.1.49-62

Palavras-chave:

ironia, Paul de Man, Friedrich Schlegel, irony.

Resumo

Resumo: No presente artigo identificamos uma compreensão da ironia que é comum ao primeiro-romântico alemão Friedrich Schlegel e ao crítico Paul de Man. Nessa linhagem, a ironia é entendida antes como tropo e performance do que como conceito, o que tem consequências para a própria legibilidade do discurso.

Palavras-chave: ironia, Paul de Man, Friedrich Schlegel.

Abstract: We pursue in this paper an understanding of irony which is shared by both the German author Friedrich Schlegel and the critic Paul de Man. Irony is rather understood as a trope and as a performative act than as a concept, which has indeed consequences to the very legibility of texts.

Keywords: irony; Paul de Man; Friedrich Schlegel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE MAN, Paul. The concept of irony. In: ____. Aesthetic ideology. 4. ed, Minneapolis/ London: University of Minnesota Press, 2006. p. 163-184.

FINLAY, Marike. The romantic irony of semiotics: F. Schlegel and the crisis of representation. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter, 1988.

FRANK, M. Allegorie, Witz, Fragment, Ironie. Friedrich Schlegel und die Idee des zerrissenen Selbst. In: REIJEN, Willem van. Allegorie und Melancholie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.

SZCREPANSKI, Jens. Subjektivität und Ästhetik. Bielefeld: Transkript, 2006.

SCHLEGEL, F. Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. München/Paderborn/Wien, Ferdinand Schöningh, 1967. v. II.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Maas, W. P. M. D. (2010). Uma abordagem comparativa da ironia: conceito, tropo e performance. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 20(1), 49–62. https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.1.49-62

Edição

Seção

Dossiê - A Literatura Comparada