Performance e afromineiridade: relações entre literatura e música
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.9-25Palabras clave:
performance, literatura afro-brasileira, música afro-brasileira, Afro-Brazilian literature, Afro-Brazilian music.Resumen
Este ensaio visa mostrar, sob o prisma da performance, as relações entre os conceitos “oralitura da memória”, “literatura silenciosa” e a música em Minas Gerais, levando em consideração a particularidade afromineira e suas relações com as demais tradições culturais afro-brasileiras. Para tanto, partiremos da produção literária de Edimilson de Almeida Pereira e da produção artística de Maurício Tizumba e do grupo Tambolelê.
Descargas
Citas
ALEXANDRE, Marcos Antônio. Negro que te quero negro: formas de representação do afro-brasileiro. In _____. (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 159-202.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et. al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CRUZ, Adélcio de Sousa. Afro-brasilidade urbana: poética da diáspora em performance. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 120-138.
CRUZ, Adélcio de Sousa. Cantopoema e samba-blues: estratégias afrodescendentes na poesia de Edimilson de Almeida Pereira. In FERREIRA, Elio; MENDES, Algemira de Macedo (Org.). Literatura afrodescendente: memória e construção de identidades. São Paulo: Quilombhoje, 2011. p. 13-22.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. de Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3.
DU BOIS, W. E. B. The souls of black folk. Unabridged 1903 text. New York: Dover, 1994.
FRIGERIO, Alejandro. Artes negras: una perspectiva afrocéntrica. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 51-67, 2003.
GLISSANT, Édouard. Crioulizações no Caribe e nas Américas; Cultura e identidade; O caosmundo: por uma estética da relação. In: ____. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005. p. 13-127.
LIGIÉRO, Zeca. Artes do corpo: desenhando um espaço sagrado. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 42-59.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Cantopoemas: uma literatura silenciosa no Brasil. In: FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza Edições; PUC Minas, 2002. p. 37-79.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1990. (poesia)
PEREIRA, Edimilson de Almeida; ALEIXO, Ricardo. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996. (poesia)
PERERÊ, Sérgio. Costura da vida. In: Tambolelê. Belo Horizonte: Bemol, 2004. CD áudio. Faixa 7.
PERERÊ, Sérgio Sino de ouro. In: Tambolelê. Belo Horizonte: Bemol, 2004. CD áudio. Faixa 8.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 18-24, 2003.
TIZUMBA, Maurício. Caras e caretas. Belo Horizonte: 1991. LP (vinil).
TIZUMBA, Maurício. África Gerais. Belo Horizonte: Bemol, 1996. CD áudio.
ZUMTHOR, Paul. Perspectivas. In: ____. A letra e a voz – a literatura medieval. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 15-34.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Adélcio Sousa Cruz (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).