A colagem em Maus e À sombra das torres ausentes, de Art Spiegelman
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.129-140Palabras clave:
colagem, Art Spiegelman, intertextualidadeResumen
O presente estudo propõe uma análise da técnica de colagem nos quadrinhos do artista Art Spiegelman, especificamente em Maus (1973-1991) e em À sombra das torres ausentes (2004). Através do exame das duas obras, pode-se dizer que, em Spiegelman, a colagem é, ao mesmo tempo, uma prática intertextual e intermidiática, uma vez que diversas mídias são utilizadas nesse procedimento. Este artigo busca demonstrar a diferença no uso da colagem em cada uma das obras, chegando, na última, a designar mais um procedimento poético que uma técnica com simples intenção realista, de utilização do objeto colado em seu sentido puramente denotativo.
Descargas
Citas
ARBEX, Márcia. Onirismo, subversão e ludismo no romance-colagem. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia. Exílio, performance, fronteiras. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002. p. 207-226.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. Tradução de Maria Filomena Molder. Disponível em: http://www.c-e-m.org/wp-content/uploads/a-tarefa-do-tradutor.pdf. Acesso em: 17 out. 2013.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 91-107. (Obras escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito da história. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232. (Obras escolhidas, 1).
BUTOR, Michel. Repertório. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CARVALHAL, Tânia. Literatura comparada. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios, v. 58).
CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura e Sociedade. Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada, São Paulo: FFLCH/USP, n. 2, p. 37-55, 1997.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GROENSTEEN, Thierry. Tendances contemporaines de la mise en page. Neuvième Art, n. 13, CNBDI-L’An 2, p. 44-51, janvier 2007.
HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. Tradução de Márcia Arbex e Frederico Marques Sabino. In: ARBEX, Márcia (Sel. e Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários; Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 167-189.
JACOBS, Jill. The History of “Tikkun Olam”. Zeek Net, 7 June 2007. Disponível em: http://www.zeek.net/706tohu/. Acesso em: 24 July 2012.
KRAUSS, Rosalind. Sobre os nus de Irving Penn: a fotografia como colagem. In: KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 160-168.
RAJEWSKY, Irina O. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités: Histoire et Théorie des Arts, des Lettres et des Techniques, Montreal, n. 6, p. 43-64, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin e os sistemas de escritura. Remate de Males, Campinas: Unicamp, n. 22, p. 181-211, 2002.
SPIEGELMAN, Art. À sombra das torres ausentes. Tradução de Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. Tradução de Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Camila Figueiredo (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).