Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171Palabras clave:
narrativa transmídia, transmidiático, transmidialidade, crossmídia, JenkinsResumen
A convergência de mídias e a prática de transmídia são os motes da vez a unir profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Cinema e Televisão e ainda os interessados em entretenimento e tecnologia. A transposição de histórias entre diferentes suportes, agora plataformas, é uma atividade que remonta à Bíblia e às narrativas religiosas e que já conheceu conotações diferentes, desde a intertextualidade até a pós-produção. A produção na internet criou novas formas e uma nova linguagem: a hipermídia. A convergência entre as instâncias de produção, mediação e recepção no ciberespaço configura um novo sistema cultural, que invoca a criação de mitos e artes próprias: a hipercultura. Este artigo pretende discutir as implicações desse novo sistema “inter” mídias, agentes, artes e culturas.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DENA, Christy. Current State of Cross Media Storytelling: Preliminary Observations for Future Design. In: EUROPEAN INFORMATION SYSTEMS TECHNOLOGIES EVENT, 2004, The Hague, Netherlands. Disponível em: http://www.christydena.com/Docs/DENA_CrossMediaObservations.pdf. Acesso em: 25 maio 2013.
GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: a presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 4., 2011, Sorocaba. Disponível em: http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/93_VicenteGosciol.pdf. Acesso em: 27 maio 2013.
HANSON, Mat. The End of Celluloid: Film Futures in the Digital Age. Hove, UK: RotoVision, 2004.
JENKINS, Henry. Converge? I diverge. MIT Technology Review, jun. 2001. Disponível em: http://www.technologyreview.com/article/401042/convergence-i-diverge/. Acesso em: 21 jun. 2013.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling 101. 2007. Disponível em: http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 21 jun. 2013.
JENKINS, Henry. Transmedia 202: Further Reflexions. 2011. Disponível em: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html. Acesso em: 21 jun. 2013.
PELISOLI, Ana Cláudia Munari Domingos. Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter. 2011. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3410. Acesso em: 21 jun. 2013.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Ana Cláudia Munari Domingos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).