Elementos plautinos em O santo e a porca, de Ariano Suassuna
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.1.135-152Palabras clave:
Aulularia, O santo e a porca, Comédia, adaptação, personagemResumen
De acordo com indicações oferecidas pelo próprio Ariano Suassuna, sua peça O santo e a porca dialoga decididamente com a Aulularia de Tito Mácio Plauto. Neste processo, a caracterização típica de algumas personagens permanece, com muito da trama e o emprego de nomes pessoais expressivos. Neste artigo, será nossa tarefa procurar por pontos de coincidência entre os dois produtos teatrais aludidos, sobretudo em relação à personagem do avarento e a elementos selecionados da trama.
Descargas
Citas
BAILLY, Anatole. Dictionnaire grec-français. Paris: Hachette, 2000.
BERRETTINI, Célia. De Plauto a Suassuna: o quiproquó. In: BERRETTINI, Célia (Org.). O teatro ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 61-65.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega: vol. I. Petrópolis: Vozes, 1986.
CARDOSO, Isabella Tardin. Introdução. In: PLAUTO. Estico. Trad., introdução e notas de Isabella Tardin Cardoso. Campinas: Unicamp. 2006, p. 23-83.
CICÉRON. Rhétorique à Hérennius. Texte revu et traduit par Henri Bornecque. Paris: Garnier Frères, s.d.
COSTA, Aída. Introdução. In: PLAUTO. Aulularia. Trad., introdução e notas da profa. Aída Costa. São Paulo: Difel, 1967, p. 7-71.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2000.
DICIONÁRIO etimológico da mitologia grega (Università degli Studi di Trieste). Disponível em: . Acesso: 21 fev. 2014.
DINIZ, Telma Franco. Tradução, adaptação, apropriação: recriações de uma mesma matriz. In: Souza e Silva, Maria de Fátima; BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. Tradução & recriação. Belo Horizonte/ Coimbra: Faculdade de Letras da UFMG/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2010, p. 117-127.
DUPONT, Florence. Le théâtre latin. Paris: Armand Colin, 1999.
DUPONT, Florence; LETESSIER, Pierre. Le théâtre romain. Paris: Armand Colin, 2011.
GAILLARD, Jacques; MARTIN, René. Les genres littéraires à Rome. Paris: Nathan/ Scodel, 1990.
GRIMAL, Pierre. O teatro antigo. Trad. António M. Gomes da Silva. Lisboa: Edições 70, 2002.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KANAVOU, Nikoletta. Aristophanes’ comedy of names: a study of speaking names in Aristophanes. Berlin/ New York: Walter de Gruyter, 2011.
MACHADO, José Pedro. Dicionário onomástico-etimológico da língua portuguesa. Lisboa: Editorial Confluência, s.d.
MELO, José Laurênio de. Notícia biobibliográfica. In: SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
MOLIÈRE. O avarento. Trad. António Feliciano de Castilho. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1950.
OLIVA NETO, J. A. Introdução. In: CATULO. O livro de Catulo. Trad., introdução e notas de João A. O. Neto. São Paulo: Edusp, 1996, p. 15-63.
PERNOT, Laurent. La rhétorique dans l’Antiquité. Paris: Livre de Poche, 2000.
PLAUTO. Aulularia: a comédia da panelinha. Trad., introdução e notas da profa. Aída Costa. São Paulo: Difel, 1967.
PLAUTO. Aulularia. In: PLAUTO. Le commedie. A cura di Ettore Paratore. Roma: Tascabili Newton, 2004, p. 249-335.
POCIÑA, Andrés. Épica y teatro. In: CODOÑER, Carmen. (Org.). Historia de la literatura romana. Madrid: Cátedra, 2007, p. 13-70.
SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o movimento armorial. Campinas: Unicamp, 1999.
SUASSUNA, Ariano. Le mouvement armorial. In. Cause commune: les imaginaires. 1. Paris: UGE, 1976, p. 47-78.
SUASSUNA, Ariano. Nota do autor. In: SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008, p. 7-14.
SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
TREVIZAM, Matheus. Du comique ou de la dramaticité aux dialogues champêtres de Varron et de Cicéron? Mosaïque, Lille, n. 9, p. 93-107, juillet 2013.
VASSALLO, Lígia. O sertão medieval: origens europeias do teatro de Ariano Suassuna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Matheus Trevizam (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).