Selfie da periferia: pensando a autorrepresentação através da literatura marginal e da fotografia de Bira Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.49-62Palabras clave:
Subalternidade, figurações identitárias, autorrepresentação, fotografia, favelaResumen
A partir de um diálogo entre a Literatura Marginal ou Periférica e a produção discursivo-imagética do fotógrafo Bira Carvalho, morador da Favela da Maré, o presente estudo revela uma cena de produção simbólica onde o território da periferia enfeixa toda uma rede de representações a partir das quais se desconstroem preconceitos e estigmas, fortalecendo estratégias de pertencimento e processos identitários. Buscamos discutir mais particularmente o papel do recorte e a exploração do detalhe para a construção de um novo olhar na medida em que, nesse cenário de disputas simbólicas, o enquadramento da paisagem humana e social reflete figurações identitárias e o lócus do discurso. Tentamos ainda pensar em que medida uma obra bastante focada, com um recorte muito particular de um mero detalhe do mundo da periferia, pode propiciar o surgimento de questionamentos das representações hegemônicas e dos preconceitos que orientam a forma de imaginar a favela.
Descargas
Citas
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução de Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2007.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A câmara viajante. Jornal da Tarde, 21 maio 2006, p. 14A.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
C., Toni. “O hip-hop está morto”: história do Hip-Hop no Brasil. São Paulo: LiteraRUA, 2012.
BLACK ALIEN (Gustavo de Almeida Ribeiro). Babylon by Gus. In: BLACK ALIEN (Gustavo de Almeida Ribeiro). Babylon by Gus – Vol. 1: O ano do macaco. Rio de Janeiro: DECKdisc, faixa 3, 4’17”, 2004.
CAFFÉ, Fábio (Fábio Gama Soares Evangelista). A favela vê a favela: Considerações sobre a fotografia como ferramenta de “inclusão visual”. 2010. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Cinema). UFF – Instituto de Artes e Comunicação Social. Niterói, 2010.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 9ª ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2003.
COELHO, Marcelo. Gangues em Paris, escritores no Capão Redondo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 nov. 2005. Ilustrada, p. 4.
CORTÁZAR, Julio. Algunos aspectos del cuento. In: CORTÁZAR, Julio. Obra crítica / 2. Organização de Jaime Alazraki. Madrid: Alfaguara, 1994. p. 365-385.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Cintia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
FERRÉZ (Reginaldo Ferreira da Silva). Terrorismo literário. In: FERRÉZ (Reginaldo Ferreira da Silva) (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p. 9-14.
FERRÉZ (Reginaldo Ferreira da Silva). Cronista de um tempo ruim. São Paulo: Selo Povo, 2009.
FERRÉZ (Reginaldo Ferreira da Silva). “A literatura melhora a postura, o jeito de você falar com as pessoas, os conselhos que dá ou recebe, a maneira de criar os filhos”. Entrevista a Ingrid Hapke. In: BASTOS, Dau et al. (Org.). Fórum de Literatura Brasileira contemporânea 4. Rio de Janeiro: Torre, 2011. p. 147-162.
FRAGA, Carlos Tadeu. Apresentação. In: SILVA, Jailson de Souza; RIPPER, João Roberto. Até quando? Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2005, p. 7.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Caminhos de um poeta cidadão. In: VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia. São Paulo: Global, 2011. p. 9-13.
JOSGRILBERG, Fabio B. Cotidiano e invenção: os espaços em Michel de Certeau. São Paulo: Escrituras, 2005.
LEAL, Bruno. Saber das narrativas: narrar. In: GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (Org.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 19-27.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SALLES, Ecio. Resistir, produzir, interagir. Global, n. 4, p. 10-13, nov.-dez.-jan. 2005.
SANTOS, Sadraque. Entrevista concedia à jornalista Claudia Cataldi no programa Responsa Habilidade dedicado à Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas. Rio de Janeiro: TV Bandeirantes, ago. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sWMLcXpTxAU. Acesso: 10 out. 2014.
SOLANAS, Fernando Ezequiel. La hora de los hornos: vira histórico del cine argentino. In: REDFORD, Robert; LUCAS, George; SZABO, Istvan; KENNEDY, William; SENNA, Orlando et al. Así de simple 1: encuentros sobre cine. Bogotá: Voluntad, Escuela de Cine de San Antonio de los Baños, 1995. p. 138-155.
ZIZEK, Slavoj. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno. Tradução de Isa Tavares e Ricardo Gozzi. São Paulo: Boitempo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Ary Pimentel (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).