Andreas Müller-Pohle: poesia visual e de-figuração
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.151-166Palabras clave:
de-figuração, informe, Andreas Müller-Pohle, fotografia abstrataResumen
Este texto discute a fotografia abstrata como forma poética focalizando a obra do artista alemão Andreas Müller-Pohle. Desde a década de 1970, Müller-Pohle explora diferentes procedimentos que, apesar de baseados nos princípios da fotografia analógica, subvertem, em diferentes níveis, certas regras clássicas do processo fotográfico. Ao contrário do que o caráter programático do processo fotográfico exige, o artista explora-o como recurso criativo, no qual a mecânica e a racionalidade dão lugar ao imprevisto, ao devaneio das formas. Müller-Pohle utiliza certos recursos do processo fotográfico para além da sua função clássica de “trazer de novo”, de forma semelhante, um objeto existente no mundo. A abordagem feita considera a fotografia abstrata como poesia visual e discute o trabalho de Müller-Pohle como um meio conceitual de endereçar questões em torno do figural.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAL, Mieke. Reading Rembrandt: Beyond the Word-Image Opposition. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima ignorada. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Comunique Editorial, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Tradução de Luciana A. Penna. Campinas: Papirus, 1997.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOIS, Yves-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. New York: Zone Books, 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Machado (Coord.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Boris Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34,1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Formlose Ähnlichkeit oder die Fröhliche Wissenschaft des Visuellen nach Georges Bataille. München: Wilhelm Fink Verlag, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Coda: la muse du chiffonnier (historie et imagination). In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Paris: Gallimard, 2002. p. 127-141.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’água, 1998.
FLUSSER, Vilém. Fotokritik. 1984. In: KEMP, W. und AMELUNXEN, H. V. Theorie der Fotografie. München: Schirmer und Mosel, 2006. Komplett in einen Band. p. 49-64.
FLUSSER, Vilém. Für eine Philosophie der Fotografie. 1989. In: KEMP, W. und AMELUNXEN, H. V. Theorie der Fotografie. München: Schirmer und Mosel, 2006. Komplett in einen Band. p. 190-194.
HUCHET, Stéphane. Prefácio à edição brasileira: Passos e caminhos de uma teoria da arte. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998. p. 7-23.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Fotografía y abstracción. In: RIBALTA, Jorge (Ed.). Efecto real: debates posmodernos sobre fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
MALLARMÉ, Stéphane. Tarde dum fauno e Um lance de dados. Tradução de Armando Silva Carvalho. Lisboa: Relógio D’Água, 2007.
MÜLLER-POHLE, Andreas. Interfaces: Foto+Video 1977-1999. Katalogbuch der Ausstellung. Hrsg. Von Hubertus von Amelunxen. Göttingen: European Photography, 1999.
MÜLLER-POHLE, Andreas. Disponível em: http://www.muellerpohle.net. Acesso em: 10 out. 2014.
WIESING, Lambert. Artifizielle Präsenz: Studien zur Philosophie des Bildes. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005. p. 9-16; 81-98.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Isabel Florêncio-Pape (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).