Temporalização e espacialização nas distopias de Haruki Murakami e George Orwell em 1Q84/1984
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.147-160Palabras clave:
Haruki Murakami, distopia, George OrwellResumen
O presente trabalho tem como seu principal objetivo pensar as questões da espacialização e da temporalização da distopia no romance 1Q84 do escritor japonês Haruki Murakami a partir de uma comparação com a obra homônima escrita por George Orwell. Procuramos pensar como esse processo de uma narrativa temporalizada no romance de Orwell é apropriado e transformado pelo projeto estético de Murakami. Portanto, a nossa investigação se concentrará em tentar refletir sobre esse processo de espacialização da distopia, levado a cabo por Haruki Murakami em seu romance, procurando pensar como ele é capaz de inaugurar também uma nova experiência do tempo na qual a distopia não mais se encontra no futuro distante mas sim no passado (ou no presente) dos seus leitores. O ano de 1984 que em George Orwell virou símbolo do terror que estava à espreita de seus leitores e leitoras, agora – em 2009 – é retomado por Murakami como um passado distópico, como um outro lugar no qual o terrível mundo de 1Q84 tem lugar. Funda-se assim uma distopia espacializada que é, ao mesmo tempo, uma distopia do passado.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BERLIN, Isaiah. Limites da utopia: capítulos da história das ideias. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Biblioteca Folha, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Diagnósticos do tempo, seis ensaios. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. Porto Alegre: Editora Globo, 1979.
JAMESON, Fredric. Archeologies of the future: The desire called utopia and other science fictions. London: Verso, 2007.
KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: EDUERJ; Contraponto, 1999
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Ed. Puc-Rio; Contraponto, 2004.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Ed. Puc-Rio; Contraponto, 2006.
MORRIS. William. Notícias de lugar nenhum. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Livro 1. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2009.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Livro 2. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2009.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Livro 3. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2010.
ORWELL, George. 1984. London: Penguin Books, 1989.
WELLS, H. G. A modern utopia. London: Penguin Books, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 2008.
ZAMYATIN, Yevgeni. Nós. Lisboa: Antígona, 2004.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Rafael da Cunha Duarte Francisco (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).