O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.181-204Palabras clave:
romance gráfico, intermidialidade, narrativa humanitária, relato autobiográfico, fotografia de guerraResumen
A produção de um discurso humanitário e pacifista de cunho autobiográfico em narrativas contemporâneas é discutida a partir da leitura do romance gráfico Le Photographe (Guibert, Lefèvre, Lemercier). São ressaltados na análise a combinação de mídias e os procedimentos de montagem na formatação da narrativa, bem como as dinâmicas da autoria coletiva no processo de produção/criação. O personagem-narrador experiencia a guerra no Afeganistão pela fotografia, ao acompanhar uma caravana de ajuda médico-humanitária da organização Médicins Sans Frontières. O arquivo de imagens do fotógrafo e suas memórias orais são a base do tecido narrativo, uma mescla de relato autobiográfico, fotojornalismo, literatura e quadrinho. Nessa fusão, há a exposição da materialidade da destruição pela guerra e, ao mesmo tempo, o testemunho das experiências de desestabilização interior do personagem.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOUCHET-SAULNIER, Françoise. Dicionário prático do Direito Humanitário. Trad. Elsa Pereira. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
BURNIER, Michel-Antoine. Humanitaire. In: WARESQUIEL, Emmanuel de (Dir.). Le siècle rebelle: dictionnaire de la contestation au XXe siècle. Paris: Larousse-Bordas/HER, 1999.
CORTRIGHT, David. Peace: a history of moviments and ideas. Nova York: Cambridge University Press, 2008.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Trad. Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Minuit, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La invención de la histeria: Charcot y la iconografia de la Salpêtrière. Trad. Tania Arias y Rafael Jackson. Madrid: Cátedra, 2007.
FREUD, Sigmund. Por que a Guerra? (Carta a Einstein, 1932). In: FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à Psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Trad. Pedro Miguel Frade. Lisboa (Portugal): Vega, 1995.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. F. Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. Le photographe. Belgium: Dupuis (Aire Libre), 2003-2006. Tomes 1, 2, 3.
GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. O fotógrafo. Uma história no Afeganistão. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Conrad, 2008-2010. V. 1, 2, 3.
HORSTKOTTE, Silke; PEDRI, Nancy. Focalization in graphic narrative. Narrative, Ohio State University, v. 19, n. 3, p. 330-357, oct. 2011.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
KRAUSS, Rosalind. Corpus delicti. In: O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.
LAQUEUR, Thomas W. Corpos, detalhes e a narrativa humanitária. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1992. .
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975.
LEJEUNE, Philippe. Je est un autre. Paris: Seuil, 1980.
LEJEUNE, Philippe. L’autobiographie en France. Paris: Armand Colin, 1971.
MOYN, Samuel. The last utopia: human rights in history. Cambrigde: Harvard University Press, 2012.
NOUZEILLES, Gabriela. Ficciones somáticas: naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Argentina 1880-1910). Rosario: B. Viterbo/Estudios Culturales, 2000.
PEDRI, Nancy. When photographs aren’t quite enough: reflections on photography and cartooning in Le photographe. ImageTexT: Interdisciplinary Comics Studies, Dept of English, University of Florida, v. 6, n.1, p. 1-18, 2011.
RAJEWSKY, Irina O. Border talks: the problematic status of media borders in the current debate about intermidality. In: ELLESTRÖM, Lars. Media borders, multimodality and intermidiality. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 51-68.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. Trad. Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. São Paulo: Edusp, 2005.
SOLOMON-GODEAU, Abgail. Photography at the dock. Minneapolis (USA): University of Minnesota Press, 1991.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Daniela Palma (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).