Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106Palabras clave:
performance, universidade, espaço de performação, espectador-participante, coletividadeResumen
Este texto objetiva refletir teoricamente sobre o trabalho com performance art desenvolvido pelos integrantes do projeto de cultura Encontros Literários na ambiência universitária da UFVJM, em Diamantina/MG. O princípio ético-estético do fazer performático do nosso grupo tem como eixo central a experimentação sensório-vivencial ou corpóreo-perceptiva, sempre aberta a interferências de outras práticas artísticas e saberes, e à (in)corporação dialógica do lugar de enunciação do performer, o que sinaliza seu posicionamento político diante da construção do conhecimento, da cultura, da sociedade e do si mesmo frente ao mundo e no mundo. E é justamente nesse lugar – que se abre, não sem conflitos e reveses, aos intercâmbios criativo-reflexivos –, que nos situamos; lugar instaurado no espaço-tempo do processo de experimentação/construção performática, bem como no de sua presentação, seu aqui e agora, chamado por Regina Melim de espaço de performação. Locus este que evidencia duplamente o entendimento de “obra como percurso” e a ideia irrevogável de que somos todos corpos detentores de memória, afetos e pulsões: elementos a partir dos quais tentamos construir, sempre de forma colaborativa, coletiva e visando mobilizar outros corpos, as performances propostas e presentadas por nós.
Descargas
Citas
“CARTA ridícula” e “Correio poético”. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/%E2%80%9Ccarta-ridicula%E2%80%9D-e-o-%E2%80%9Ccorreio-poetico%E2%80%9D. Acesso em: 2 jan. 2016.
CARREÑO, Francisca. El valor moral del arte y la emoción. Crítica: Revista Hispanoamericana de Filosofía, v. 38, n. 114, p. 69-92, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/rhfi/v38n114/v38n114a4.pdf. Acesso em: 25 jan. 2016.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COMPAGNON, Antoine. Literatura pra quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CORPO poético. Youtube, 8 dez. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kCm_QKG4dbs. Acesso em: 3 jan. 2016.
ENTRE Ayotzinapa e a Av. Paulista. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/entre-ayotzinapa-e-a-av-paulista/. Acesso em: 3 jan. 2016.
ENTRE Ayotzinapa e a Avenida Paulista. Youtube. 20 nov. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9d8ZtLu1xw8. Acesso em: 5 jan. 2016.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas na cena contemporânea. Revista Sala Preta, USP, v. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 10 jan. 2016.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GAMBARO, Griselda. Discurso de apertura de Griselda Gambaro. Feria del Libro de Frankfurt 2010. Disponível em: http://www.revistaenie.clarin.com/literatura/Griselda_Gambaro_CLAFIL20101008_0002.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016.
GARRAMUÑO, Florencia. Formas da impertinência. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
I MOSTRA de Ginástica para Todos. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/i-mostra-de-ginastica-para-todos-2/. Acesso em: 5 jan. 2016.
I MOSTRA de Ginástica para Todos/UFVJM. Youtube, 22 out. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7K3BOc4fdtk. Acesso em: 6 jan. 2016.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ORTEGA Y GASSET, J. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2005.
PAZ, Octavio. A outra voz. São Paulo: Siciliano, 1993.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SEMANA de Humanidades/UFVJM. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/iv-semana-de-humanidades. Acesso em: 2 jan. 2016.
SINTEGRA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/sintegra14. Acesso em: 4 jan. 2016.
TRIZ. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/triz/. Acesso em: 1 jan. 2016.
TRIZ. Youtube, 14 jun. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=exlh53lZXh8. Acesso em: 14 jun. 2016.
UPA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/upa2014. Acesso em: 7 jan. 2016.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Juliana Helena Gomes Leal (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).