Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura dos códigos de barras nos livros infantis

Autores/as

  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33

Palabras clave:

literatura infantil, design gráfico, livro-álbum, livro-objeto, materialidade, metaficção

Resumen

Pretende-se, com este estudo, proceder a uma análise dos códigos de barras ilustrados em livros infantis, com vista a identificar as implicações para a leitura desta opção de design gráfico. A partir da identificação de um corpus de várias dezenas de livros infantis ilustrados, publicados em Portugal nos últimos anos, identificam-se não só as manipulações visuais e artísticas de que estes elementos são alvo, mas também a forma como a sua leitura, nomeadamente com crianças, pode colaborar no desenvolvimento de competências profundas de leitura, além de permitir compreender a dimensão relevante dos peritextos na construção dos sentidos dos livros.

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Biografía del autor/a

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro

Doutorada em Literatura e professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância em cursos de Licenciatura e Mestrado. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Foi conferencista convidada em dezenas de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo lecionado igualmente cursos em Universidade portuguesas e estrangeiras.

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Publicado

2017-10-02

Cómo citar

Ramos, A. M. (2017). Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura dos códigos de barras nos livros infantis. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 15–33. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33

Número

Sección

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão