A poética da totalidade: um estudo da comicidade no drama romântico de Castro Alves

Autores/as

  • Giovanna Gobbi Alves Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.117-134

Palabras clave:

drama romântico, comicidade, Castro Alves, Gonzaga ou a Revolução de Minas

Resumen

O presente ensaio discute a mescla de gêneros no interior da estética do drama romântico, a partir da presença da comicidade na peça Gonzaga ou a Revolução de Minas (1876) de Castro Alves. Para tal, apresento noções basilares acerca da concepção de arte dramática constituída nos escritos em prosa do autor baiano e sua filiação literária ao modelo de drama romântico proposto por Victor Hugo. Por fim, analiso os procedimentos cômicos empregados em excertos selecionados do drama em questão, considerando sua funcionalidade em relação à economia geral da obra, partindo das proposições teóricas de Vladímir Propp e Henri Bergson.

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Biografía del autor/a

Giovanna Gobbi Alves Araújo, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq.

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Publicado

2018-04-27

Cómo citar

Araújo, G. G. A. (2018). A poética da totalidade: um estudo da comicidade no drama romântico de Castro Alves. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 28(1), 117–134. https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.117-134

Número

Sección

Dossiê – A Questão dos Gêneros Literários na Modernidade