A poética da totalidade: um estudo da comicidade no drama romântico de Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.117-134Palabras clave:
drama romântico, comicidade, Castro Alves, Gonzaga ou a Revolução de MinasResumen
O presente ensaio discute a mescla de gêneros no interior da estética do drama romântico, a partir da presença da comicidade na peça Gonzaga ou a Revolução de Minas (1876) de Castro Alves. Para tal, apresento noções basilares acerca da concepção de arte dramática constituída nos escritos em prosa do autor baiano e sua filiação literária ao modelo de drama romântico proposto por Victor Hugo. Por fim, analiso os procedimentos cômicos empregados em excertos selecionados do drama em questão, considerando sua funcionalidade em relação à economia geral da obra, partindo das proposições teóricas de Vladímir Propp e Henri Bergson.
Descargas
Citas
ALVES, Castro. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
ARAÚJO, Giovanna Gobbi Alves. A pintura das águas: um estudo da visualidade poética em A cachoeira de Paulo Afonso de Castro Alves. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
BERGSON, Henri. O riso. Lisboa: Guimarães Editores, 1993.
FARIA, João Roberto. Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2001.
FARIA, João Roberto. Victor Hugo e o teatro romântico no Brasil. Lettres Françaises, Araraquara, v. 5, p. 105-116, 2003.
FREY, John Andrew. A Victor Hugo Encyclopedia. Westport: Greenwood Press, 1999.
GRANDVILLE, J. J. Les fleurs animées. Introdução de Alphonse Karr. Texto de Alphonse Karr, Taxile Delord e Le Comte Foelix. Paris: Garnier Frères, 1867.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime: tradução do Prefácio de Cromwell. Tradução, introdução e notas de Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968. p. 81-102.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 2008.
PRADO, Décio de Almeida. O drama romântico brasileiro. São Paulo:
Perspectiva, 1996.
PROPP, Vladímir. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.
REY-FLAUD, Bernadette. La Farce ou la machine à rire: théorie d’un genre dramatique (1450-1550). Genèvre: Librairie Droz, 1984.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Tradução e notas de Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Giovanna Gobbi Alves Araújo (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).