Cartografias translimiares: linhas de fuga do migrante na literatura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.157-176Palabras clave:
Paloma Vidal, linhas de fuga, literatura, cartografiaResumen
O ensaio franqueia a reflexão do texto literário como espaço onde se desdobram as cartografias do pensamento transfronteiriço, da narrativa Algum lugar, de Paloma Vidal, apontando como são mapeadas algumas linhas de fuga do sujeito migrante e suas estratégias para viver e figurar outras experiências de humanidade e cidadania através do narrar entre e desde as redes translimiares na literatura-devir.
Descargas
Citas
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERND, Zilá. Metáfora. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 269-284.
BERND, Zilá. Planejando o futuro das relações literárias interamericanas. In: BERND, Zilá (Org.). Escrituras híbridas: estudos em literatura comparada interamericana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998. p. 10-27.
BERND, Zilá. Variações. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 389-403.
BESSIÉRE, Jean. Centro, centros: novos modelos literários. In: WEINHARDT, Marilene; CARDOZO, Maurício Mendonça (Org.). Centro, centros: Literatura e Literatura Comparada em discussão. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. p. 13-35.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.
BOUVET, Rachel. Percurso. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 317-332.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHAL, Tania. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte, Editora UFMG, 2009.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
COUTINHO, Eduardo. Da transversalidade da Literatura Comparada. In: WEINHARDT, Marilene; CARDOZO, Maurício Mendonça (Org.). Centro, centros: Literatura e Literatura Comparada em discussão. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. p. 203-220.
CURY, Maria Zilda. De orientes e relatos. In: SANTOS, Luis Alberto Brandão; PEREIRA, Maria Antonieta (Org.). Trocas culturais na América Latina. Belo Horizonte: Pós-Lit/FALE/UFMG; Nelan/FALE/UFMG, 2000. p. 165-178.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2006.
DERRIDA, Jacques. Torres de babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
GLISSANT, Edouard. Introdução à poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.
HOISEL, Evelina. Silviano Santiago e seus múltiplos. In: CUNHA, Eneida Leal (Org.). Leituras críticas sobre Silviano Santiago. Belo Horizonte; São Paulo: Editora da UFMG; Editora da Fundação Perseu Abramo, 2008. p. 143-169.
HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora: um estudo sobre a humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
PIGLIA, Ricardo. Entrevista com Ricardo Piglia. In: PEREIRA, Maria Antonieta; SANTOS, Luis Alberto Brandão (Org.). Palavras ao sul: seis escritores latino-americanos contemporâneos. Belo Horizonte: FALE/Autêntica, 1999. p. 59-65.
PORTO, Maria Bernadette. Habitar a diáspora: representações do imaginário da distância em textos literários contemporâneos. Aletria, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 119-129, 2012.
SAID, Edward. A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia. In: SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 114-136.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. In: SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 46-60.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 237-280, out. 2002.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias. São Paulo: EDUSP, 1997.
SOUZA, Eneida Maria de. A teoria em crise. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 63-74.
SOUZA, Eneida Maria de. Nem samba nem rumba. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 153-160.
SOUZA, Eneida Maria de. O espaço nômade do saber. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 37-44.
SOUZA, Eneida. Teorizar é metaforizar. In: CECHINEL, André (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016. p. 217-224.
SOUZA, Raquel. Memória e imaginário. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 247-268.
VIDAL, Paloma. Algum lugar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
VIEIRA, Nelson H. Fora do Brasil: globalização e deslocamento na literatura brasileira contemporânea – migração transnacional e luto cultural. In: CHIARELLI, Stefania; NETO, Godofredo de Oliveira (Org.). Falando com estranhos: estrangeiro na literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 40-52.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Amilton Queiroz, Simone Souza Lima (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).