Os quilombos editoriais como iniciativas independentes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.155-170Palabras clave:
quilombos editoriais, iniciativas independentes, ediçãoResumen
Este trabalho pretende caracterizar e discutir as estratégias de atuação das casas ou quilombos editoriais responsáveis por veicular significativa parte da produção cultural afro-brasileira, especialmente a literatura. A análise dessas iniciativas aponta para a natureza peculiar de sua postura diante: a) do mercado; b) da autonomia necessária à sua produção; c) do aporte de capital de operação; d) do papel de agente cultural necessário em um espaço bem demarcado etnicamente; e) do profissionalismo na condução das atividades, dada a ausência de políticas públicas de apoio às edições afro-brasileiras. O referencial teórico deste trabalho é formado por trabalhos de Pierre Bourdieu, Henrique Cunha Jr., e Hernán López Winne e Victor Malumián.
Descargas
Citas
AMARO, Vagner. Editora Malê – Entrevista com Vagner Amaro. Literafro, Belo Horizonte, 30 jan. 2018. Entrevista concedida a Luiz Henrique Silva de Oliveira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/editoras/1034-editora-male-entrevista-com-vagner-amaro. Acesso em: 9 abr. 2018.
ANTÔNIO, Carlindo Fausto. Cadernos Negros: esboço de análise. 2005. 262f. Tese (Doutorado em Literatura Geral e Comparada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
ANTUNES, Cristina. O editor Francisco de Paula Brito (1809-1861). Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, São Paulo, [20--?]. Disponível em: https://www.bbm.usp.br/node/69. Acesso em: 13 dez. 2018.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sérgio Miceli. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2005.
CICLO CONTÍNUO EDITORIAL. [Texto de apresentação]. Issu: Ciclo Contínuo Editorial. [2015?]. Disponível em: https://issuu.com/ciclocontinuoeditorial. Acesso em: 17 nov. 2017.
COSTA, Aline. Uma história que está apenas começando. In: RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Márcio (Ed.). Cadernos Negros: três décadas: ensaios, poemas, contos. São Paulo: Quilombhoje, SEPPIR, 2008.
CUNHA JR., Henrique Antunes. Quilombo: patrimônio histórico e cultural. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 129, p. 158-167, fev. 2012.
EDITORA OGUMS. Somos Ogums. Disponível em: http://www.editoraogums.com/somos-ogums. Acesso em: 17 nov. 2017.
GONDIM, Eunice Ribeiro. Vida e obra de Paula Brito. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1965.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: EdUSP, 1985.
LÓPEZ WINNE, Hernán; MALUMIÁN, Víctor. Independientes, ¿de qué?: hablan los editores de América Latina. México: FCE, 2016.
MARTINS, Bruno Guimarães. Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.
MARTINS, Bruno Guimarães. Os artifícios da voz: Francisco de Paula Brito e a Sociedade Petalógica. Revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, v. 4, p. 35-149, 2016.
MAZZA EDIÇÕES. Editora. Disponível em: http://www.mazzaedicoes.com.br/editora/. Acesso em: 17 nov. 2017.
NADYALA LIVROS. Missão. Disponível em: http://nandyalalivros.com.br/. Acesso em: 19 nov. 2017.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; RODRIGUES, Fabiane Cristine. Panorama editorial da literatura afro-brasileira através dos gêneros romance e conto. Em Tese, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 90-107, set.- dez. 2016.
PALLAS EDITORA. A editora. Disponível em: http://www.pallaseditora.com.br/pagina/a_editora/2. Acesso em: 08 maio 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Luiz Henrique Silva de Oliveira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).