Desire, desire, desire: uma paródia de Christopher Durang ao teatro estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.91-109Palabras clave:
teatro estadunidense, intertextualidade, paródia, Um bonde chamado desejo, Gata em telhado de zinco quenteResumen
A peça em um ato Desire, desire, desire (1995), de Christopher Durang, parodia uma série de peças do teatro estadunidense, algumas já consideradas clássicas como Um bonde chamado desejo e Gata em telhado de zinco quente, de Tennessee Williams, e outras bastante conhecidas, como O homem de gelo, de Eugene O’Neill, Boa noite, mãe, de Marsha Norman, O sucesso a qualquer preço, de David Mamet, e Meu amigo Harvey, de Mary Chase. Todas essas peças foram adaptadas para o cinema e fazem parte, em menor ou maior medida, do repertório cultural da população. Com base em textos que tratam de intertextualidade e paródia, procuramos demonstrar como Durang cria a sua paródia e como sua peça responde a discussões pertinentes no final do século XX, que não estavam postas ou eram apenas incipientes nas décadas em que tais textos foram criados.
Descargas
Citas
ALFARO, Maria Jesús Martínez. Intertextuality: origins and development of the concept. Atlantis, Madrid, v. 18, n. 1-2, p. 268-285, jun.-dic. 1996. Disponível em: http://faculty.weber.edu/cbergeson/quixote/martinez.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, textos adicionais e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
CHRISTOPHER Durang. Disponível em: http://www.christopherdurang.com/. Acesso em: 5 set. 2018.
DURANG, Christopher. Naomi in the living room and other plays: a collection of one-acts by Christopher Durang. New York: Dramatists Play Service, 1998.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa, Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
INTERTEXTUALIDADE. In. GRANDE Dicionário Houaiss. [s.n.t]. On-line. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#3. Acesso em: 16 set. 2018.
KHALIL, Hend Mohamed Samir Mahmoud. Revisiting the Theatre of the Absurd in Christopher Durang’s For whom the Southern belle tolls (1993) and Desire, desire, desire (1995). Arab World English Journal, Richmond, TX, n. 3, p. 138-152, Oct. 2015. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2843965. Acesso em: 30 ago. 2018.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TELES, Gilberto Mendonça. A retórica do silêncio: teoria e prática do texto literário. São Paulo: Cultrix, 1979.
WILLIAMS, Tennessee. Cat on a hot tin roof. In: WILLIAMS, Tennessee. The theatre of Tennessee Williams. New York: New Directions, 1990. v. 3: p. 01-215.
WILLIAMS, Tennessee. Um bonde chamado desejo. Tradução de Vadim Nikitin. São Paulo: Peixoto Neto, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Fulvio Torres Flores, Fabiano Tadeu Grazioli (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).