A crítica (auto)biográfica brasileira contemporânea: configurações de um exercício
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.267-282Palabras clave:
crítica biográfica, ensaio, procedimentos metodológicosResumen
O trabalho pretende analisar, brevemente, o modo como os críticos Eneida Maria de Souza (2007, 2011), Denilson Lopes (1999, 2002) e Diana Klinger (2014) têm se relacionado com a memória e o próprio sujeito num cenário contemporâneo atravessado pela apreensão imediata da presença e a espetacularização do eu, conforme Arfuch (2010). Além disso, busca-se refletir acerca das estratégias utilizadas na construção da tessitura de suas escritas avaliativas, entendidas não apenas como um saber, mas também como um fazer. Para tanto, apontam-se as contribuições do ensaio nos movimentos textuais efetuados pelos críticos, a partir das ideias desenvolvidas por Lopes (2009), Lima (2002) e Adorno (2003) a respeito do gênero. O crescente redirecionamento das posturas no campo revela ainda a vontade de se estabelecer um diálogo com audiências diversificadas, para além dos muros da universidade.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003. p. 15-45.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcellos. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. 2006. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
KLINGER, Diana. Literatura e ética: da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
LIMA, Rachel Esteves. O ensaio na crítica literária contemporânea. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 3, p.35-41, out. 1995. Doi: https://doi.org/10.17851/2317-2096.3.0.35-41. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1112. Acesso em: 26 ago. 2019.
LOPES, Denilson. Ensaio ou estar entre saberes. [S.l.]:[S.n.] 2009. Manuscrito. Disponível em: https://www.academia.edu/4915923/Ensaio_ou_estar_entre_saberes. Acesso em: 19 fev. 2014.
LOPES, Denílson. Nós, os mortos: melancolia e neo-barroco. Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 1999.
LOPES, Denilson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez.1993.
SANTIAGO, Silviano. Eu e as galinhas d’angola. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Literatura e memória. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2006. p. 21-31.
SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre crítica biográfica. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
SOUZA, Eneida Maria de. O Século de Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Jefferson Expedito Santos Neves, Rachel Esteves Lima (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).