Paratextos e edição

capas de Santa Rosa, leitor perspicaz do texto literário

Autores/as

  • Maria do Rosário Alves Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais / Brasil / Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais / Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25028

Palabras clave:

paratextos, capas, Tomás Santa Rosa, história editorial brasileira

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar como as capas do artista brasileiro Tomás Santa Rosa são paratextos fundamentais à leitura de obras literárias, uma vez que acrescentam novos efeitos e têm um caráter funcional, não meramente decorativo, complementando o sentido do texto. A partir dos conceitos de Gérard Genette na obra Paratextos editoriais (2009), investiga-se como as capas direcionam a leitura, o que o estudioso francês denomina de a “capacidade coercitiva do paratexto”. Detentor de um traço único e incomparável, Santa Rosa revolucionou o trabalho editorial da época, sobretudo entre os anos de 1930 e 1940, ao conferir vivacidade a capas, até então, tipográficas. Tal expressividade se deve à sensibilidade com que o artista realizava seu trabalho, ressaltando, nas ilustrações, certos lances da narrativa que demonstram uma leitura cuidadosa do material literário. Destaque-se, neste artigo, algumas capas produzidas para obras de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, coligidas por Luís Bueno em Capas de Santa Rosa (2015).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Trad. João Guilherme de Freitas Teixeira e Maria da Graça Jacintho Setton. Porto Alegre: Editora Zouk, 2001.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor. Notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2005.

BUENO, Luís. Capas de Santa Rosa. Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Trad. Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. 3. ed. Trad. Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gérson de Souza. São Paulo: Edusp, 2017.

MACHADO, Ubiratan. Oitenta anos da José Olympio. Livro – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, São Paulo, Ateliê Editorial, p. 351-364, 2011.

MELOT, Michel. Livro. Trad. Maria Midori Deaecto e Valéria Guimarães. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MUZZI, Eliana Scotti. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. In: QUEIROZ, Sônia (ed.). Editoração, arte e técnica. 2. ed. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2008. p. 58-62.

PEREIRA, José Mario (ed.). José Olympio: O editor e sua Casa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

REGO, José Lins do. Doidinho. Rio de Janeiro: Ariel Editora, 1932.

SILVA, Rildo Ferreira Coelho da. Santa Rosa da linha e da cor: o passado presente por meio da escrita autobiográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

SOARES, Lucila. Rua do Ouvidor 110: Uma história da livraria José Olympio. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

SORÁ, Gustavo. A arte da amizade: José Olympio, o campo de poder e a publicação de livros autenticamente brasileiros. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE O LIVRO E A HISTÓRIA EDITORIAL, 1., 2004, Rio de Janeiro. Seminário[...]. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Niterói: UFF, 2004.

SORÁ, Gustavo. Brasilianas: José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo: Edusp: Com-Arte, 2010.

Publicado

2021-03-31

Cómo citar

Pereira, M. do R. A. (2021). Paratextos e edição: capas de Santa Rosa, leitor perspicaz do texto literário. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 31(1), 145–168. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25028

Número

Sección

Dossier – Estudios Editoriales