Paratextos e edição
capas de Santa Rosa, leitor perspicaz do texto literário
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25028Palabras clave:
paratextos, capas, Tomás Santa Rosa, história editorial brasileiraResumen
O objetivo deste artigo é mostrar como as capas do artista brasileiro Tomás Santa Rosa são paratextos fundamentais à leitura de obras literárias, uma vez que acrescentam novos efeitos e têm um caráter funcional, não meramente decorativo, complementando o sentido do texto. A partir dos conceitos de Gérard Genette na obra Paratextos editoriais (2009), investiga-se como as capas direcionam a leitura, o que o estudioso francês denomina de a “capacidade coercitiva do paratexto”. Detentor de um traço único e incomparável, Santa Rosa revolucionou o trabalho editorial da época, sobretudo entre os anos de 1930 e 1940, ao conferir vivacidade a capas, até então, tipográficas. Tal expressividade se deve à sensibilidade com que o artista realizava seu trabalho, ressaltando, nas ilustrações, certos lances da narrativa que demonstram uma leitura cuidadosa do material literário. Destaque-se, neste artigo, algumas capas produzidas para obras de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, coligidas por Luís Bueno em Capas de Santa Rosa (2015).
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Trad. João Guilherme de Freitas Teixeira e Maria da Graça Jacintho Setton. Porto Alegre: Editora Zouk, 2001.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor. Notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2005.
BUENO, Luís. Capas de Santa Rosa. Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Trad. Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. 3. ed. Trad. Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gérson de Souza. São Paulo: Edusp, 2017.
MACHADO, Ubiratan. Oitenta anos da José Olympio. Livro – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, São Paulo, Ateliê Editorial, p. 351-364, 2011.
MELOT, Michel. Livro. Trad. Maria Midori Deaecto e Valéria Guimarães. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MUZZI, Eliana Scotti. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. In: QUEIROZ, Sônia (ed.). Editoração, arte e técnica. 2. ed. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2008. p. 58-62.
PEREIRA, José Mario (ed.). José Olympio: O editor e sua Casa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
REGO, José Lins do. Doidinho. Rio de Janeiro: Ariel Editora, 1932.
SILVA, Rildo Ferreira Coelho da. Santa Rosa da linha e da cor: o passado presente por meio da escrita autobiográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
SOARES, Lucila. Rua do Ouvidor 110: Uma história da livraria José Olympio. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.
SORÁ, Gustavo. A arte da amizade: José Olympio, o campo de poder e a publicação de livros autenticamente brasileiros. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE O LIVRO E A HISTÓRIA EDITORIAL, 1., 2004, Rio de Janeiro. Seminário[...]. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Niterói: UFF, 2004.
SORÁ, Gustavo. Brasilianas: José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo: Edusp: Com-Arte, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria do Rosário Alves Pereira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).