Adaptação narrativa e intermidialidade:

Ligações perigosas

Autores/as

Palabras clave:

adaptação, transmidialidade, produto midiático, As ligações perigosas, animação, adaption, transmediality, media product, animation, Les liaisons dangereuses

Resumen

Resumo: Adaptações de obras literárias contribuem para expandir seu alcance para públicos não familiarizados com sua versão na mídia original. Exemplo dessa dinâmica é a obra Les liaisons dangereuses (As ligações perigosas) (1782) de Pierre Choderlos de Laclos, adaptada para o cinema por Stephen Frears (1988), filme que, por sua vez, foi adaptado para um curta-metragem animado por Leon Moh-Cah (2021). Através de um processo intermidiático, Moh-Cah transforma em uma sequência de desenhos animados o filme que narra as “relações perigosas” da aristocracia pré-Revolução Francesa. Este artigo tem por objetivo, inicialmente, apresentar a obra de Laclos e sua adaptação para o cinema de Frears. Em seguida, investigar as formas pelas quais Moh-Cah retoma a produção de Frears em uma animação de um minuto. E, por meio do conceito de transmidialidade e representação (ELLESTRÖM, 2017, 2019, 2021), examinar como a animação ressignifica o filme a partir de seus referenciais imagéticos e simbólicos.
Palavras-chave: adaptação; transmidialidade; produto midiático; Les liaisons dangereuses; animação.


Abstract: Different medial forms to adapt literary narratives contribute to expand their reach to a public not familiar with their rendering in the original media. Stephen Frears’s filmic adaption (1988) of Pierre Choderlos de Laclos’ classic Les liaisons dangereuses (1782) is a prime example of such dynamics as is Leon Moh-Cah’s (2021) short-film adaptation of Frears’s work. By means of a mediatic process, Moh-Cah translates into a one-minute animation Frear’s version of the epistolary novel of the “dangerous liaisons” at play in 18th-century France nobility social games. This paper aims at, initially, presenting Laclos’s novel and its filmic adaptation by Frears. It then examines Moh-Cah’s reconstruction of Frear’s work in a one-minute short film. It uses the concepts of transmediality and representation (ELLESTRÖM, 2017, 2019, 2021) to examine the means by which imagetic and symbolic references in Moh-Cah’s work ressignify Frears’s movie and create a new media product.
Keywords: adaptation; transmediality; media product; Les liaisons dangereuses; animation.

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Biografía del autor/a

Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo / Brasil

Professora Associada do departamento de Letras da UNIFESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura Francesa, USP. Pós-doutorado pela Universidade Paris-Sorbonne IV (supervisão de Dominique Maingueneau) e pela UNICAMP (supervisão de Viviane Veras). É líder do grupo de pesquisa Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência (CNPq), membro do grupo de pesquisa Intermídia (CNPq) e do grupo de pesquisa Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídia (ANPOLL). Sua pesquisa recente centra no impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre noções tradicionais de linguagem e literatura. É autora, entre outras obras, de “Intermidialidade: uma introdução” (Contexto, 2022).

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Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Ramazzina-Ghirardi, A. L., & Machado, M. G. S. (2023). Adaptação narrativa e intermidialidade: : Ligações perigosas. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(2), 172–194. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40912