Sobre uma possível definição do Bildungsroman
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51228Palabras clave:
Bildung, Romance evolutivo, Personagem como construção mental, Competência genérica, HistoricidadeResumen
Há duas desvantagens no uso do termo Bildungsroman. Por um lado, nenhuma das obras tradicionalmente consideradas Bildungsromane se encaixa na concepção de uma integração harmoniosa do indivíduo na sociedade. Por outro, trata-se de um rótulo que parece se aplicar a praticamente qualquer produto cultural que tenha um adolescente como protagonista. Aqui, procuraremos superar essas duas posições extremas delimitando o que chamamos de sistema Bildungs/Anti-Bildungsroman em relação ao macrogênero mais abrangente do romance “evolutivo”. O pressuposto para isso é que, no primeiro caso, uma competência genérica de um leitor mais especializado é ativada e é isso que permite ao receptor vincular a obra dada ao seu hipotexto, Wilhelm Meister, de J. W. Goethe. Essa dependência de uma obra fundamental, que apenas um certo tipo de receptor está em posição de reconhecer, é assim elevada, juntamente com a premissa da historicidade e da “germanidade” do “sistema”, a um critério central.
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