Três mulheres de três pppês
um quase-romance realista de Paulo Emílio no contexto da ditadura civil-militar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51309Palabras clave:
Paulo Emilio Sales Gomes, prosa brasileira, década de 1970, literatura e ditadura, literatura e cinemaResumen
Este artigo procura discutir se o livro Três mulheres de três pppês (1977), escrito pelo célebre crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes, mobiliza questões caras à tradição do romance realista. Ainda que o livro não seja propriamente um romance, uma vez que é composto por três narrativas que se articulam de forma tácita, buscaremos sondar se as divertidas e aparentemente despretensiosas histórias conjugais elaboradas por Paulo Emilio durante a ditadura civil-militar deflagrada em 1964 têm potencial de representar seriamente momentos históricos brasileiros. Pretende-se, também, especular se os textos presentes em Três mulheres de três pppês empreendem uma investigação estética acerca da realidade do país.
Descargas
Citas
ABÍLIO, Ludmila. Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. São Paulo: Boitempo, 2014.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.
ARANTES, Paulo. Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
AVELLAR, José Carlos. A teoria da relatividade. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano / Senac Rio, 2005. p. 337-373.
CALDWELL, Helen. O Otelo brasileiro de Machado de Assis: um estudo de Dom Casmurro. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. São Paulo: Ateliê editorial, 2021.
CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.
FRANCO, Renato. Itinerário político do romance pós-64: a festa. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
GOMES, Paulo Emilio Sales. Três mulheres de três pppês. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2000.
LUKÁCS, Georg. Narrar ou descrever. Tradução de Giseh Vianna Konder. In: Ensaios sobre literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, p. 47-99.
KEHL, Maria Rita. Ela (a pornochanchada) dá o que elas gostam? entrevista com Paulo Emilio Sales Gomes. In: MENDES, Adilson (org). Encontros: Paulo Emilio Sales Gomes. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014.
OTSUKA, Edu Teruki. Marcas da catástrofe: experiência urbana e indústria cultural em Rubem Fonseca, João Gilberto Noll e Chico Buarque. São Paulo: Nankin, 2001.
PACHECO, Ana Paula. Iracema, uma transa amazônica – road movie de um país interrompido. Peixe elétrico, n. 5, e-galáxia, 2016, p. 85-108.
PASTA, José. Pensamento e ficção em Paulo Emílio. In: GOMES, Paulo Emilio Sales. Três mulheres de três pppês. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 129-154.
PUJOL, Alfredo. Machado de Assis: curso literário em sete conferências na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Rio de Janeiro; São Paulo: Academia Brasileira de Letras; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Recife: Cepe, 2019.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHWARZ, Roberto. “Cultura e política de 1964-1969”, “Sobre as Três mulheres de três pppês”. In: SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p. 61-92.
SERRA AZUL GUIMARÃES, Carolina. A festa, A queda: romance e cinema no Brasil dos anos 1970. Orientadora: Ana Paula Pacheco. 184 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03102022-155812/publico/2022_CarolinaSerraAzulGuimaraes_VOrig.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.
VIGNERON, Victor Santos. Do dois ao três, ou A reprodução da burrice paulista. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 80, p. 68-87, dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/VpLVg96GHSLnNF8WvSjjY7N/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 09 jul. 2024.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carolina Serra Azul Guimarães (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).