Mudança de mapa, mudança de território na comunidade imaginada de João Rosa
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..159-168Résumé
Este trabalho pretende demonstrar que, na novela "Uma estória de amor", de João Guimarães Rosa, a geografia simbólica se desloca, provocando o esboroamento das noções holísticas de territoriedade. Ao encenar, na novela, uma travessia poética, João Rosa insere a paisagem cerrada do sertão no seu modelo de universo: um sertão multicultural, seu império suevo-latino. Na constelaridade vertiginosa da narrativa/festa/viagem, as estórias proliferam e se intercambiam umas às outras, nada deixando fixar. A comunidade imaginada do autor -a partir da negociação das diferenças -interrompe o continuum da cultura, inscreve-se numa cartografia imaginária, para inaugurarum novo território.
Téléchargements
Références
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Ática, 1989.
BENJAMIN, Walter. O narrador; considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1: Magia e técnica, arte e política.
BHABHA, Homi K. Disseminação: Tempo, narrativa e as margens da nação moderna. Trad. de Maria Luiza Cyrino Valle. UFMG: Edição provisória, apresentada como trabalho no Curso Teorias críticas do Literatura Comparada, 1995. p. 16.
BOLLE, WiIIi. Grande Sertão. Revista USP, São Paulo: dezembro/fevereiro, 1994/95.
MIRANDA, Wander Melo. Nações literários. Revista Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, maio-1994.
ROSA. João Guimarães. Campo geral. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Cara de Bronze. No Urubuquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
ROSA. João Guimarães. Sorôco, sua mãe, sua filha. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Uma estória de amor. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: José OIympio, 1969.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marli de Oliveira Fantini Scarpelli (Autor) 1996
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).