Mudança de mapa, mudança de território na comunidade imaginada de João Rosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..159-168Resumo
Este trabalho pretende demonstrar que, na novela "Uma estória de amor", de João Guimarães Rosa, a geografia simbólica se desloca, provocando o esboroamento das noções holísticas de territoriedade. Ao encenar, na novela, uma travessia poética, João Rosa insere a paisagem cerrada do sertão no seu modelo de universo: um sertão multicultural, seu império suevo-latino. Na constelaridade vertiginosa da narrativa/festa/viagem, as estórias proliferam e se intercambiam umas às outras, nada deixando fixar. A comunidade imaginada do autor -a partir da negociação das diferenças -interrompe o continuum da cultura, inscreve-se numa cartografia imaginária, para inaugurarum novo território.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Ática, 1989.
BENJAMIN, Walter. O narrador; considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1: Magia e técnica, arte e política.
BHABHA, Homi K. Disseminação: Tempo, narrativa e as margens da nação moderna. Trad. de Maria Luiza Cyrino Valle. UFMG: Edição provisória, apresentada como trabalho no Curso Teorias críticas do Literatura Comparada, 1995. p. 16.
BOLLE, WiIIi. Grande Sertão. Revista USP, São Paulo: dezembro/fevereiro, 1994/95.
MIRANDA, Wander Melo. Nações literários. Revista Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, maio-1994.
ROSA. João Guimarães. Campo geral. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Cara de Bronze. No Urubuquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa. Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
ROSA. João Guimarães. Sorôco, sua mãe, sua filha. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
ROSA. João Guimarães. Uma estória de amor. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: José OIympio, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Marli de Oliveira Fantini Scarpelli (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).