Transposição e variação na poesia gráfica e espacial de Salette Tavares
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.266-284Résumé
Este artigo tem como objectivo apresentar uma leitura da poesia gráfica e espacial de Salette Tavares à luz dos processos de intersemiose que esta articula, na frequente transposição entre texto, sons, imagens e objectos. A produção da autora é enquadrada com o experimentalismo literário português da segunda metade do século XX, movimento profícuo na construção de formas poemáticas de carácter híbrido, em que se verificam processos de transposição e variação semelhantes aos observados na autora em análise.Références
BARBOSA, Pedro. Camões e as voltas que o computador (lhe) dá. In: BARBOSA. A literatura cibernética 1. Autopoemas gerados por computador. Porto: Árvore, 1977. p. 123-127.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Introdução Crítica. Trad. Yun Jung Im e Claus Clüver, revisão Helena Carvalhão Buescu. In: BUESCU, Helena; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001. p. 333-62.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. Trad. Thais Flores Nogueira Diniz et al. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do Visível: Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/POSLIT/UFMG, 2006. p. 107-166.
HATHERLY, Ana. Leonorana. In: HATHERLY, A. Anagramático. Lisboa: Moraes, 1970, p. 28-69.
HELDER, Herberto. Prefácio. Poesia Experimental-1, Lisboa, Cadernos de Hoje, p. 5-6, 1964.
HELDER, Herberto. ‘Transforma-se o amador na coisa amada’, com o seu. In: HELDER, H. A Colher na Boca. Lisboa: 1961, p. 5-6.
HIGGINS, Dick. Poetry Intermedia. In: KOSTELANETZ, Richard (Ed.). The Avant-Garde Tradition in Literature. New York: Prometheus, 1982. p. 414-415.
JAKOBSON, Roman. On Linguistic Aspects of Translation (1959). In: JAKOBSON. Selected Writings. Word and Language. The Hague: Mouton, 1971. v. 2, p. 260-66.
MELO E CASTRO, E. M. de. Re-Camões. Porto: Limiar, 1980.
MELO E CASTRO, E. M. de. Visões do Espelho Cego. Jornal de Letras, Lisboa, p. 9-10, 27 abr. 1993.
PICCHIO, Luciana Stegagno. Brin-cadeiras para Salette Tavares. In: TAVARES Salette. Obra Poética (1957-1971). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992. p. 7-19.
REIS, Pedro. Poesia concreta: uma prática intersemiótica. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 1998.
SHKLOVSKY, Viktor. A arte como procedimento (1917). In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 39-56.
TAVARES, Salette. Arquitectura, semiologia e mass média. Brotéria, Lisboa, n. 88, p. 196-220, 1969.
TAVARES, Salette. Borboleta. In: AGUIAR, Fernando; SILVA, Gabriel Rui (Org.). Concreta-Experimental-Visual: Poesia Portuguesa 1959-1989. Catálogo da exposição na Università di Bologna, 10-17 de abril de 1989. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1989. p. 17.
TAVARES, Salette. Brin cadeiras. In: HELDER, Herberto; ARAGÃO, António (Org.). Poesia Experimental-1. Lisboa: Cadernos de Hoje, 1964.
TAVARES, Salette. Brincade Iras. In: HELDER, Herberto; ARAGÃO, António; MELO E CASTRO, E. M. de (Org.). Poesia Experimental-2, Lisboa, 1966.
TAVARES, Salette. Brincar. Catálogo da Exposição “Brincar” (1979). Lisboa: Galeria Quadrum, 1980.
TAVARES, Salette. Carta de Salette Tavares para Ana Hatherly de 9 de Janeiro de 1975. In: TAVARES, Salette. Poesia gráfica. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 1995. p. 17-19.
TAVARES, Salette. Espelho Cego. Lisboa: Ática, 1957.
TAVARES, Salette. Forma poética e tempo. Brotéria, Lisboa, n. 81, p. 40-63, 1965.
TAVARES, Salette. Forma e criação. Brotéria, n. 81, p. 587-606, 1965.
TAVARES, Salette. Lex Icon. Lisboa: Moraes, 1971.
TAVARES, Salette. Obra Poética (1957-1971). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
TAVARES, Salette. Os efes. In: MELO E CASTRO, E. M. de ; MARQUES, José Alberto (Org.). Antologia da Poesia Concreta em Portugal. Documenta Poética 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 1973. p. 122-124.
TAVARES, Salette. Poesia gráfica. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 1995.
TAVARES, Salette. Quadrada. Lisboa: Moraes, 1967.
TAVARES, Salette. Teoria da Informação e Abraham Moles. Brotéria, Lisboa, n. 84, p. 152-173, 1967.
TORRES, Rui. Camões transformado e re-montado: o caso de Herberto Helder. Revista Callema, n. 1, p. 58-64, Outono-Inverno, 2006.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rui Torres (Autor) 2006
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).