Transposição e variação na poesia gráfica e espacial de Salette Tavares
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.266-284Resumo
Este artigo tem como objectivo apresentar uma leitura da poesia gráfica e espacial de Salette Tavares à luz dos processos de intersemiose que esta articula, na frequente transposição entre texto, sons, imagens e objectos. A produção da autora é enquadrada com o experimentalismo literário português da segunda metade do século XX, movimento profícuo na construção de formas poemáticas de carácter híbrido, em que se verificam processos de transposição e variação semelhantes aos observados na autora em análise.Referências
BARBOSA, Pedro. Camões e as voltas que o computador (lhe) dá. In: BARBOSA. A literatura cibernética 1. Autopoemas gerados por computador. Porto: Árvore, 1977. p. 123-127.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Introdução Crítica. Trad. Yun Jung Im e Claus Clüver, revisão Helena Carvalhão Buescu. In: BUESCU, Helena; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001. p. 333-62.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. Trad. Thais Flores Nogueira Diniz et al. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do Visível: Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/POSLIT/UFMG, 2006. p. 107-166.
HATHERLY, Ana. Leonorana. In: HATHERLY, A. Anagramático. Lisboa: Moraes, 1970, p. 28-69.
HELDER, Herberto. Prefácio. Poesia Experimental-1, Lisboa, Cadernos de Hoje, p. 5-6, 1964.
HELDER, Herberto. ‘Transforma-se o amador na coisa amada’, com o seu. In: HELDER, H. A Colher na Boca. Lisboa: 1961, p. 5-6.
HIGGINS, Dick. Poetry Intermedia. In: KOSTELANETZ, Richard (Ed.). The Avant-Garde Tradition in Literature. New York: Prometheus, 1982. p. 414-415.
JAKOBSON, Roman. On Linguistic Aspects of Translation (1959). In: JAKOBSON. Selected Writings. Word and Language. The Hague: Mouton, 1971. v. 2, p. 260-66.
MELO E CASTRO, E. M. de. Re-Camões. Porto: Limiar, 1980.
MELO E CASTRO, E. M. de. Visões do Espelho Cego. Jornal de Letras, Lisboa, p. 9-10, 27 abr. 1993.
PICCHIO, Luciana Stegagno. Brin-cadeiras para Salette Tavares. In: TAVARES Salette. Obra Poética (1957-1971). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992. p. 7-19.
REIS, Pedro. Poesia concreta: uma prática intersemiótica. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 1998.
SHKLOVSKY, Viktor. A arte como procedimento (1917). In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 39-56.
TAVARES, Salette. Arquitectura, semiologia e mass média. Brotéria, Lisboa, n. 88, p. 196-220, 1969.
TAVARES, Salette. Borboleta. In: AGUIAR, Fernando; SILVA, Gabriel Rui (Org.). Concreta-Experimental-Visual: Poesia Portuguesa 1959-1989. Catálogo da exposição na Università di Bologna, 10-17 de abril de 1989. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1989. p. 17.
TAVARES, Salette. Brin cadeiras. In: HELDER, Herberto; ARAGÃO, António (Org.). Poesia Experimental-1. Lisboa: Cadernos de Hoje, 1964.
TAVARES, Salette. Brincade Iras. In: HELDER, Herberto; ARAGÃO, António; MELO E CASTRO, E. M. de (Org.). Poesia Experimental-2, Lisboa, 1966.
TAVARES, Salette. Brincar. Catálogo da Exposição “Brincar” (1979). Lisboa: Galeria Quadrum, 1980.
TAVARES, Salette. Carta de Salette Tavares para Ana Hatherly de 9 de Janeiro de 1975. In: TAVARES, Salette. Poesia gráfica. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 1995. p. 17-19.
TAVARES, Salette. Espelho Cego. Lisboa: Ática, 1957.
TAVARES, Salette. Forma poética e tempo. Brotéria, Lisboa, n. 81, p. 40-63, 1965.
TAVARES, Salette. Forma e criação. Brotéria, n. 81, p. 587-606, 1965.
TAVARES, Salette. Lex Icon. Lisboa: Moraes, 1971.
TAVARES, Salette. Obra Poética (1957-1971). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
TAVARES, Salette. Os efes. In: MELO E CASTRO, E. M. de ; MARQUES, José Alberto (Org.). Antologia da Poesia Concreta em Portugal. Documenta Poética 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 1973. p. 122-124.
TAVARES, Salette. Poesia gráfica. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 1995.
TAVARES, Salette. Quadrada. Lisboa: Moraes, 1967.
TAVARES, Salette. Teoria da Informação e Abraham Moles. Brotéria, Lisboa, n. 84, p. 152-173, 1967.
TORRES, Rui. Camões transformado e re-montado: o caso de Herberto Helder. Revista Callema, n. 1, p. 58-64, Outono-Inverno, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Rui Torres (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).