Do assassinato como uma das Belas Artes, de Thomas de Quincey, ou quando a ética se torna uma questão de gosto

Autores

  • Márcio Seligmann-Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.193-209

Palavras-chave:

literatura e assassinato, vida nua, sublime, literatura e realidade

Resumo

O texto apresenta uma leitura do livro de Thomas De Quincey, On murder considered as one of the Fine Arts (Do assassinato considerado como uma das belas artes), publicado em 1827 na Blackwood’s Magazine, a partir de certos conceitos e ideias desenvolvidos por Walter Benjamin (“crítica da Gewalt [violência/poder]”, “sacrifício” e “vida nua”) e de Freud (Unheimlich, assassinato do pai da horda primeva). Ele discute e insere o texto de De Quincey em uma longa tradição, que remonta à Antiguidade (teoria da tragédia) e passa pela teoria do sublime, tradição essa que pensa a literatura como local de encenação do assassinato. O texto de De Quincey também é visto como precursor, tanto do romance policial como do New Journalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. La poétique. Org. e trad. Roselyne Dupont-Roc e Jean Lallot. Paris: Seuil, 1980.

BAUDELAIRE, C. O meu coração a nu. In: ______. Escritos íntimos. Trad. e prefácio Fernando Guerreiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1982. p. 65-121.

BENJAMIN, Walter. Zur Kritik der Gewalt. In: ______. Gesammelte Schriften. Org. R. Tiedemann und H. Schweppenhäuser. Frankfurt a.M.: Suhrkamp. v. II: Aufsätze, Essays, Vorträge, 1974. p. 179-203.

BORGES, Jorge L. Ficcionario. Uma antología de sus textos. Ed. Emir R. Monegal. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Trad. Enid A. Dobránsky. Campinas: Papirus/Unicamp, 1993.

BUSCH, Werner. Das sentimentalische Bild. Die Krise der Kunst im 18. Jahrhundert und die Geburt der Moderne. München: Beck, 1993.

DE QUINCEY, Thomas. On murder considered as one of the Fine Arts. Blackwood’s Magazine, Feb. 1827.

DE QUINCEY, Thomas. Do assassinato como uma das belas artes. Trad. Henrique de Araújo Mesquita. Porto Alegre: L&PM, 1985.

DE QUINCEY, Thomas. Confissões de um comedor de ópio. Trad. Ibañez Filho. Porto Alegre: L&PM, 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREUD, S. Totem und Tabu. In: ______. Freud-Studienausgabe. Frankfurt/M.: Fischer Verlag, 1970. v. IX. p. 287-444.

FREUD, S. O mal-estar na cultura. Trad. Renato Zwick, revisão e introdução M. Seligmann-Silva. Porto Alegre: L&PM, 2010.

KANT, I. Über ein vermeintes Recht aus Menschenliebe zu lügen. In: ______. Werke, Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgeselschaft, 1983. v. 7. p. 635-643.

LESSING, G.E. Laocoonte. Ou sobre as fronteiras da poesia e da pintura. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras/Secretaria de Estado da Cultura, 1998.

MAUSS, Marcel. Ensaios sociológicos. Trad. L. Gaio e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999.

MORITZ, Karl. Versuch einer deutschen Prosodie. In: ______. Werke. Org. Horst Günther. Frankfurt a. M., 1981. v. III. p. 472-577.

MORITZ, Karl. Über den Begriff des in sich selbst Vollendeten – An Herrn Moses Mendelssohn. In: ______. Werke. Org. Horst Günther. Frankfurt a. M, 1981. v. II. p. 543-549.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. Petrópolis: Vozes, 1999.

SELIGMANN-SILVA, M. Ler o livro do mundo. Walter Benjamin: romantismo e crítica poética. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 1999.

SELIGMANN-SILVA, M. Walter Benjamin: o Estado de Exceção entre o político e o estético. In: ______ (Org.) Leituras de Walter Benjamin. S. Paulo: Fapesp/AnnaBlume, 2007. p. 213-238.

SIMON, Robert. I. Homens maus fazem o que homens bons sonham. Um psiquiatra forense ilumina o lado obscuro do comportamento humano. Trad. Laís Andrade e Rafael Torres. São Paulo: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Seligmann-Silva, M. (2010). Do assassinato como uma das Belas Artes, de Thomas de Quincey, ou quando a ética se torna uma questão de gosto. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 20(3), 193–209. https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.193-209

Edição

Seção

Dossiê - Crimes Literários