Textos móveis, exercícios do pensamento
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.215-227Mots-clés :
mobilidade textual, Italo Calvino, Jorge Luis BorgesRésumé
O presente artigo procura refletir sobre as diversas mobilidades que caracterizam o texto literário contemporâneo, tomando como objeto as obras de Jorge Luis Borges e Italo Calvino. Isso porque, ao constituir projetos literários híbridos, os dois autores questionam os lugares da ficção e da teoria, deslocando e espessando suas fronteiras originárias.
Téléchargements
Références
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2006. p. 15-45.
AZÚA, Carlos Real de. Introducción y advertência. In: AZÚA, Carlos Real de. Antologia del ensayo uruguayo contemporáneo. Montevideo: Departamento de Publicaciones de la Universidad de la República, 1964. Tomo I. p. 11-59. Disponível em: http://www.archivodeprensa. edu.uy/carlos_real_de_azua/textos/bibliografia/antologiadelensayo.pdf. Acesso em: 3 maio 2009.
BEHAR, Lisa Block de. A invenção teórica do discurso crítico latino-americano. In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves (Org.). Limiares críticos: ensaios de literatura comparada. Trad. Marcos Antônio Alexandre e Denise Araújo Pedron. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 11-26.
BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria. In: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. p. 43-69.
BORGES, Jorge Luis. O credo de um poeta. In: BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a. p. 102-126.
BORGES, Jorge Luis. O idioma analítico de John Wilkins. In: BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b. p. 121-126.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In: BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007c. p. 34-45.
BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. Sobre a filosofia e outros diálogos. Org. e trad. John O’Kuinghttons. São Paulo: Hedra, 2009.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995a.
CALVINO, Italo. O mundo é uma alcachofra. In: CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995b. p. 205-207.
CALVINO, Italo. Jorge Luis Borges. In: CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995c. p. 246-253.
CALVINO, Italo. A palavra escrita e a não escrita. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 139-147.
CALVINO, Italo. O miolo do leão. In: CALVINO, Italo. Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Trad. Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009a. p. 9-26.
CALVINO, Italo. Para quem se escreve? (A prateleira hipotética). In: CALVINO, Italo. Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Trad. Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009b. p. 190-195.
CHAVES, Maria Lúcia de Resende. Que história aguarda, lá embaixo, seu fim?... Uma leitura de Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. Belo Horizonte: Ed. UFMG/POSLIT, 2001.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GIORDANO, Alberto. Modos del ensayo: de Borges a Piglia. Rosario: Beatriz Viterbo, 2005.
KLEIN, Adriana Iozzi. Calvino ensaísta. 2004. 184 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
MACIEL, Maria Esther. O texto em movimento: notas sobre a escrita ensaística de Octavio Paz. Mnemozine, n. 2, jul. 2005. Disponível em: http://www.cronopios.com.br/ mnemozine2/home.html. Acesso em: 5 maio 2009.
MIRANDA, Wander Melo. Italo Calvino ou a ficção como ensaio. In: CONGRESSO ABRALIC, 2, 1991. Anais... Belo Horizonte: ABRALIC, 1991. v. 1, p. 535-541.
OVIEDO, José Miguel. Borges: el ensayo como argumento imaginario. 2003. Disponível em: http://www.accessmylibrary.com/coms2/summary_0286-32426651_ITM. Acesso em: 25 mar. 2009.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura anfíbia. In: SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 64-73.
SOUZA, Eneida Maria de. Saberes narrativos. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 56- 66, jan-jun. 2004.
STAROBINSKI, Jean. ¿És posible definir el ensayo? Cuadernos Hispanoamericanos, n. 575, p. 31-40, maio 1998. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/08144163400869462975635/209767_0009.pdf. Acesso em: 5 maio 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Elisa Rodrigues Moreira (Autor) 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).