Uma oficina poética de lembranças

Auteurs

  • Douglas Valeriano Pompeu Universidade Livre de Berlim

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.77-94

Mots-clés :

W. G. Sebald, literatura, bricolagem, fotografia

Résumé

No ano de 2001, foi publicado o último livro do já então célebre escritor alemão W. G. Sebald, Austerlitz. Marcado pela digressão, pelo tom melancólico, pelo emprego de remissões factuais e pelo uso de fotografias, o livro se caracteriza como um gênero híbrido entre o factual e o ficcional. Neste artigo, procuro apresentar e discutir o processo criativo a partir do contato com o espólio do autor, no tocante ao uso de fotografias em sua narrativa. Diante das particularidades desse espólio, parto do princípio de que o espólio é uma extensão da obra do autor e que nela se encontra em constante discussão uma prática e conceito de arquivo que atravessa e se reflete em todo o procedimento criativo de Sebald. Durante a análise do material referente a Austerlitz, ao acentuar o papel da semelhança e da analogia em sua prática enquanto colecionador de imagens, a proposta é apontar o interesse do autor pelo problema do olhar, da percepção visual e da representação que, por fim, aproxima seu procedimento poético ao da bricolagem praticada por artistas conhecidos como outsiders.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.

DIRKS, Nicholas. The Imperial Archive: Colonial Knowledge and Colonial Rules. In: DIRKS, Nicholas (Org.). Castes of Mind: Colonialism and the Making of Modern India. Princeton: Princeton University Press, 2001. p. 107-124.

LONG, Jonathan. W. G. Sebald: Image, Archive, Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

LUBOW, Arthur et al. A Symposium on W. G. Sebald. The Treepenny Review, 89 (Primavera, 2002), p. 18-21.

POMPEU, Douglas Valeriano. As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W. G. Sebald. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

RONDAS, Jean-Pierre. So wie ein Hund, der den Löffel vergisst: Ein Gespräch mit W. G. Sebald über Austerlitz. In: DE WINDE, Arne; GILLEIR, Anke (Org.). Literatur im Krebsgang: Totenbeschwörung und Memoria in der Deutschsprachigen Literatur nach 1989. Amsterdamer Beiträge zur neueren Gemanistik, n. 64, 2008. p. 351-363.

SEBALD, W. G. Eine Kleine Traverse: “Das poetische Werk Ernst Herbecks”. In. Die Beschreibung des Unglücks. Zur österreichischen Literatur von Stifter bis Handke. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2006.

SEBALD, W. G. Austerlitz. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2003.

SCHOLZ, Christian. Photographie und Erinnerung: W. G. Sebald im Porträt. Akzent, n. 50.1, fev. 2003. p. 73-80.

ZISSELSBERGER, Markus. Melancholy Longings: Sebald, Benjamin, and the Image of Kafka. In: PATT, Lise (Org.). Searching for Sebald: photography after WG Sebald. Los Angeles: The Institut of Cultural Inquiry, 2007. p. 280-301.

Téléchargements

Publiée

2014-08-30

Comment citer

Pompeu, D. V. (2014). Uma oficina poética de lembranças. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(2), 77–94. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.77-94

Numéro

Rubrique

Dossiê - Literatura e Fotografia - Memória e Arquivos