Uma oficina poética de lembranças
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.77-94Palavras-chave:
W. G. Sebald, literatura, bricolagem, fotografiaResumo
No ano de 2001, foi publicado o último livro do já então célebre escritor alemão W. G. Sebald, Austerlitz. Marcado pela digressão, pelo tom melancólico, pelo emprego de remissões factuais e pelo uso de fotografias, o livro se caracteriza como um gênero híbrido entre o factual e o ficcional. Neste artigo, procuro apresentar e discutir o processo criativo a partir do contato com o espólio do autor, no tocante ao uso de fotografias em sua narrativa. Diante das particularidades desse espólio, parto do princípio de que o espólio é uma extensão da obra do autor e que nela se encontra em constante discussão uma prática e conceito de arquivo que atravessa e se reflete em todo o procedimento criativo de Sebald. Durante a análise do material referente a Austerlitz, ao acentuar o papel da semelhança e da analogia em sua prática enquanto colecionador de imagens, a proposta é apontar o interesse do autor pelo problema do olhar, da percepção visual e da representação que, por fim, aproxima seu procedimento poético ao da bricolagem praticada por artistas conhecidos como outsiders.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
DIRKS, Nicholas. The Imperial Archive: Colonial Knowledge and Colonial Rules. In: DIRKS, Nicholas (Org.). Castes of Mind: Colonialism and the Making of Modern India. Princeton: Princeton University Press, 2001. p. 107-124.
LONG, Jonathan. W. G. Sebald: Image, Archive, Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.
LUBOW, Arthur et al. A Symposium on W. G. Sebald. The Treepenny Review, 89 (Primavera, 2002), p. 18-21.
POMPEU, Douglas Valeriano. As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W. G. Sebald. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
RONDAS, Jean-Pierre. So wie ein Hund, der den Löffel vergisst: Ein Gespräch mit W. G. Sebald über Austerlitz. In: DE WINDE, Arne; GILLEIR, Anke (Org.). Literatur im Krebsgang: Totenbeschwörung und Memoria in der Deutschsprachigen Literatur nach 1989. Amsterdamer Beiträge zur neueren Gemanistik, n. 64, 2008. p. 351-363.
SEBALD, W. G. Eine Kleine Traverse: “Das poetische Werk Ernst Herbecks”. In. Die Beschreibung des Unglücks. Zur österreichischen Literatur von Stifter bis Handke. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2006.
SEBALD, W. G. Austerlitz. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2003.
SCHOLZ, Christian. Photographie und Erinnerung: W. G. Sebald im Porträt. Akzent, n. 50.1, fev. 2003. p. 73-80.
ZISSELSBERGER, Markus. Melancholy Longings: Sebald, Benjamin, and the Image of Kafka. In: PATT, Lise (Org.). Searching for Sebald: photography after WG Sebald. Los Angeles: The Institut of Cultural Inquiry, 2007. p. 280-301.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Douglas Valeriano Pompeu (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).