Relatos de fotógrafos: cotidiano e história entre palavras e imagens
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.95-109Mots-clés :
Relatos de memória, fotografia, Centelles, Capa, SteinbeckRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar a relação que palavras e fotografias estabelecem em três obras inscritas no gênero memorialístico: o Diario de un fotógrafo. Bram, 1939, do catalão Agustí Centelles; Ligeiramente fora de foco, de Robert Capa e Um diário russo, de Capa e John Steinbeck. As três obras têm em comum o fato de seus autores, com exceção de Steinbeck, serem fotógrafos de guerra e terem participado de eventos históricos cruciais do século XX: a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial. Nesta análise, são consideradas as reflexões acerca da particular relação da fotografia e dos relatos de memória com o real. Além disso, são apontados os mecanismos utilizados pelos autores na configuração de uma linguagem literário-imagética que busca refletir a experiência íntima diante de eventos coletivos e históricos.
Téléchargements
Références
ANTICH, Xavier. Fármacos icónicos. Memoria y retórica en la fotografía de la guerra civil española. In: CORNELSEN, Elcio; VIEIRA, Elisa; SELIGMANN-SILVA, Márcio. Imagem e memória. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2012. p. 191-228.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGA. Miquel. Tiempo atrapado y tempo recuperado. In: MONEGAL, Antonio. Política y (po)ética de las imágenes de guerra. Barcelona: Paidós, 2007. p. 87-112.
BROTHERS, Caroline. War and photography. London; New York: Routledge, 2005.
CAPA, Robert. Ligeiramente fora de foco. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
CENTELLES, Agustí. Diario de un fotógrafo. Bram, 1939. Barcelona: Península, 2010.
DIDI-HUBERMAN. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN. When a humiliated man looks at the humiliated. In: CENTELLES, Agustí. The concentration camp at Bram, 1939. Barcelona/New York: Actar, 2009.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2001.
HISPANO, Andrés. Guerra a la vista. In: MONEGAL, Antonio. Política y (po)ética de las imágenes de guerra. Barcelona: Paidós, 2007. p. 55-68.
POZUELO YVANCOS, José María. De la autobiografía. Barcelona: Crítica, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, Memória, Literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Imagens do trauma e sobrevivência das imagens: sobre as hiperimagens. In: CORNELSEN, Elcio; VIEIRA, Elisa Amorim; SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Imagem e memória. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012. p. 63-82.
STEINBECK, John; CAPA, Robert. Um diário russo. Tradução de Claudio Alves Marcondes. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Elisa Amorim Vieira (Autor) 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).