Paisagens do cotidiano em fotorrelatos dos anos 1960
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.207-218Mots-clés :
Camilo José Cela, Enrique Palazuelo, Joan Colom, fotorrelatos, costumbrismo, cotidiano, cidadeRésumé
Este artigo objetiva apresentar, em linhas gerais, os estudos desenvolvidos atualmente por sua autora a respeito de fotorrelatos publicados ao longo da década de 1960 na Espanha e em países latino-americanos, cujo tema central é a cidade e seu cotidiano. Entre essas obras, destacam-se a coleção Fotografías al minuto, com texto de Camilo José Cela e fotos de Enrique Palazuelo, e Izas, rabizas y colipoterras, com fotografias de Joan Colom e textos também de Cela. A análise dessas e outras obras tem permitido não só uma reflexão em torno da inter-relação entre texto e imagem, como também alguns questionamentos sobre um possível ressurgimento, em plena década de 1960, do costumbrismo. Na realização desta pesquisa têm sido fundamentais desde os estudos sobre imagem até os que se dedicam à estética costumbrista e ao discurso mimético e suas transgressões.
Téléchargements
Références
ALONSO, Cecilio. Historia de la literatura española. Barcelona: Crítica, 2010. v. 5: Hacia una literatura nacional 1800-1900.
ARRONIS, José Escobar. Literatura de “lo que pasa entre nosotros”. La modernidad del costumbrismo. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2005.Não paginado. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/literatura-de-lo-que-pasa-entre-nosotros-la-modernidad-del-artculo-de-costumbrismo-0/html/0070efca-82b2-11df-acc7-002185ce6064_2.html. Acesso em: 22 abr. 2017.
CELA, Camilo José. Izas, rabizas y colipoterras. Fotografias de Juan Colom. Barcelona: Lumen, 1984. (Palabra e Imagen).
CELA, Camilo José. Nuevas escenas matritenses. Fotografias de Enrique Palazuelo. Barcelona: Círculo de Lectores, 1988.
CORTÁZAR, Julio. Buenos Aires, Buenos Aires. Fotografias de Alicia d’Amico e Sara Facio. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 1968.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Tradução de Verrah Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2001.
FERNÁNDEZ, Horacio (Ed.). Fotos & libros: España 1905-1977. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Acción Cultural Española; Barcelona, México: RM, 2014. Disponível em: https://www.accioncultural.es/media/DefaultFiles/flipbook/fotolibros/mobile/index.html#p=1. Acesso em: 21 abr. 2017
GUAL, Joan Miquel. El paseante y la prostituta. Diagonal, 4 mayo 2014. Não paginado. Disponível em: https://www.diagonalperiodico.net/culturas/22687-paseante-y-la-prostituta.html. Acesso em: 10 mar. 2017.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.
LARRA, Mariano José de. Artículos. Barcelona: Ediciones B, 1989.
MATUTE, Ana María. Libro de juegos para los hijos de los otros. Fotografias de Jaime Buesa. Barcelona: Lumen, 1961. (Palabra e Imagen).
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RETRATO. In: HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Perspectiva, 2009. 1 CD-ROM.
RODIEK, Christoph. Del cuento al relato híbrido: en torno a la narrativa breve de Camilo José Cela. Madrid: Iberoamericana; Frankfurt: Vervuert, 2008.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Elisa Amorim Vieira (Autor) 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).