A (de)/(re)composição autobiográfica do corpo na poética de Começo, de Nathalie Quintane
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.147-161Mots-clés :
corpo, autobiografia, Nathalie QuintaneRésumé
O presente artigo apresenta uma leitura dos textos que compõem a série “Começo” na obra homônima de Nathalie Quintane, a qual se situa a meio do caminho entre a autobiografia e a poesia. Pretende-se aqui compreender como a composição, decomposição e recomposição do corpo humano é estruturada no livro como proposta de uma anatomia poética do eu. Nesse processo, delineiam-se como linhas de força o erótico e o abjeto como instâncias em que o eu se reconhece – e se desafia – como corpo e linguagem. Como balizas teóricas que respaldem tal leitura, elegem-se aqui as noções de pacto autobiográfico, de Lejeune (2014); de erotismo e escritura, de Barthes (1987); e de abjeção e significação, de Kristeva (1982). Destaque-se, por fim, que, como autobiografia e poesia, Começo propõe simultaneamente um percurso de formação e de deformação da primeira pessoa discursiva, como vias contrárias que se encontram no texto de Quintane.
Téléchargements
Références
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
BARTHES, Roland. O prazer do Texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BARTHES, Roland. Variações sobre a escrita. In: BARTHES, Roland. Inéditos: teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004. v. 1. p. 174-253.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Lisboa: Relógio d’Água, 1984.
BUTLER, Judith. Dar cuenta de sí mismo: violencia ética y responsabilidad. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.
CALLIGARIS, Contardo. Verdades de autobiografias e diários íntimos. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 43-58, 1998.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: an Essay on Abjection. New York: Columbia University, 1982.
QUINTANE, Nathalie. Começo: [autobiografia]. Tradução de Paula Glenadel. São Paulo: Cosac Naify, 2004. (Coleção Ás de colete, v. 7)
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lívia Ribeiro Bertges, Vinicius Carvalho Pereira (Autor) 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).