A (de)/(re)composição autobiográfica do corpo na poética de Começo, de Nathalie Quintane
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.147-161Palavras-chave:
corpo, autobiografia, Nathalie QuintaneResumo
O presente artigo apresenta uma leitura dos textos que compõem a série “Começo” na obra homônima de Nathalie Quintane, a qual se situa a meio do caminho entre a autobiografia e a poesia. Pretende-se aqui compreender como a composição, decomposição e recomposição do corpo humano é estruturada no livro como proposta de uma anatomia poética do eu. Nesse processo, delineiam-se como linhas de força o erótico e o abjeto como instâncias em que o eu se reconhece – e se desafia – como corpo e linguagem. Como balizas teóricas que respaldem tal leitura, elegem-se aqui as noções de pacto autobiográfico, de Lejeune (2014); de erotismo e escritura, de Barthes (1987); e de abjeção e significação, de Kristeva (1982). Destaque-se, por fim, que, como autobiografia e poesia, Começo propõe simultaneamente um percurso de formação e de deformação da primeira pessoa discursiva, como vias contrárias que se encontram no texto de Quintane.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
BARTHES, Roland. O prazer do Texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BARTHES, Roland. Variações sobre a escrita. In: BARTHES, Roland. Inéditos: teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004. v. 1. p. 174-253.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Lisboa: Relógio d’Água, 1984.
BUTLER, Judith. Dar cuenta de sí mismo: violencia ética y responsabilidad. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.
CALLIGARIS, Contardo. Verdades de autobiografias e diários íntimos. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 43-58, 1998.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: an Essay on Abjection. New York: Columbia University, 1982.
QUINTANE, Nathalie. Começo: [autobiografia]. Tradução de Paula Glenadel. São Paulo: Cosac Naify, 2004. (Coleção Ás de colete, v. 7)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lívia Ribeiro Bertges, Vinicius Carvalho Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).