Deslocamentos e aleatoriedade de rumos das personagens em Aopção, ou As rosas da estrada, de Ozualdo Candeias
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.137-156Mots-clés :
Ozualdo Candeias, marginalidade, desfiliação social, perambulações no cinema modernoRésumé
O presente artigo propõe aproximações entre a perspectiva existencial das personagens do filme Aopção, ou As rosas da estrada (Ozualdo Candeias, 1981) e o contexto social brasileiro do seu período de produção, marcado por migrações internas, pela pobreza nas periferias dos grandes centros urbanos e pela falta de perspectivas sociais de indivíduos marginalizados. A constante perambulação das personagens, definida por infinitos deslocamentos e quase ausência de linhas de fuga, é aqui analisada em diálogo com um contexto social marcado por frustrações e pela busca insatisfeita de indivíduos migrantes que encontraram, ao fim do trajeto, a miséria e a violência nas periferias de São Paulo. Considera-se que, por meio do filme, Candeias se insere nos debates críticos sobre as vicissitudes do seu tempo.
Téléchargements
Références
ARENDT, Hanna. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BRUM, Mario Sergio. Ditadura Civil-Militar e favelas: estigma e restrições ao debate sobre a cidade (1969 a 1973). Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 357-379, jul.-dez. 2012.
CARRETEIRO, Teresa Cristina. A doença como projeto: uma contribuição à análise de formas de afiliações e desafiliações sociais. In: SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 87-96.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2015.
DUARTE, André. Modernidade, biopolítica e violência: a crítica arendtiana ao presente. In: DUARTE, André; LOPREATO, Christina; MAGALHÃES, Marion Brepohl de (Org.). A banalização da violência: a atualidade do pensamento de Hanna Arendt. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. p. 35-54.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.
GAMO, Alessandro Constantino. Aves sem rumo: a transitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias. 2000. 99 f. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
KLEIN, Herbert S.; LUNA, Francisco Vidal. População e sociedade. In: REIS, Daniel Aarão (Org.). Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 31-73.
KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
REIS, Moura. Ozualdo Candeias: pedras e sonhos no Cineboca. São Paulo: Imesp, 2010.
SÃO Paulo tem 50 favelas e a maior ainda é a do Vergueiro. Folha de São Paulo/Ilustrada, São Paulo, p. 18, 4 jan. 1966.
SINGER, Paul. O processo econômico. In: REIS, Daniel Aarão (Org.). Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 183-231.
TASCHNER, Suzana Pasternak. Favelas em São Paulo: censos, consensos e contra-sensos. Cadernos Metrópole, n. 5, p. 9-27, 2001.
TELES, Angela Aparecida. Cinema e cidade: mobilidade, oralidade e precariedade no cinema de Ozualdo Candeias (1967-92). 2006. 236 f. Tese (Doutorado em História Social) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
UCHÔA, Fábio Raddi. Perambulação, silêncio e erotismo nos filmes de Ozualdo Candeias (1967 a 1983). 2013. 166 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
VÊRAS, Maura Pardini Bicudo. Exclusão social: um problema de 500 anos. In: SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 27-51.
WANDERLEY, Mariangela Belfiori. Refletindo sobre a noção de exclusão. In: SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis, Vozes, 2001. p. 16-26.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sissi Valente Pereira, Rosane Kaminski (Autor) 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).