Deslocamentos e aleatoriedade de rumos das personagens em Aopção, ou As rosas da estrada, de Ozualdo Candeias
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.137-156Palavras-chave:
Ozualdo Candeias, marginalidade, desfiliação social, perambulações no cinema modernoResumo
O presente artigo propõe aproximações entre a perspectiva existencial das personagens do filme Aopção, ou As rosas da estrada (Ozualdo Candeias, 1981) e o contexto social brasileiro do seu período de produção, marcado por migrações internas, pela pobreza nas periferias dos grandes centros urbanos e pela falta de perspectivas sociais de indivíduos marginalizados. A constante perambulação das personagens, definida por infinitos deslocamentos e quase ausência de linhas de fuga, é aqui analisada em diálogo com um contexto social marcado por frustrações e pela busca insatisfeita de indivíduos migrantes que encontraram, ao fim do trajeto, a miséria e a violência nas periferias de São Paulo. Considera-se que, por meio do filme, Candeias se insere nos debates críticos sobre as vicissitudes do seu tempo.
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