Rãs: a mimesis de Dioniso

Auteurs

  • Elisana De Carli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.127-139

Mots-clés :

Aristófanes, Rãs, mimesis, teatro, comédia, tragédia

Résumé

A leitura das peças do comediógrafo Aristófanes (c.450-385 a.C.) permite identificar um assunto recorrente: o fazer teatral e seus elementos. Em Rãs representa-se uma viagem protagonizada por Dioniso, deus do teatro, preocupado com os ditames e os caminhos de sua arte e empenhado em resgatar a glória da tragédia. Para tanto, demarcada por duas fases no enredo e na estrutura da peça, o personagem encena seu caráter hibrido e as possibilidades de transformação que refletem elementos da composição teatral. A partir disso, focalizaremos, para este estudo, o modo de apresentação desse repertório, destacando a correlação entre a estrutura e o conteúdo deste texto teatral, salientando a composição estética do autor e da obra, através desse personagem que é o fio condutor e mote da peça, entendida como objeto estético, cênico e metateatral.

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Biographie de l'auteur

Elisana De Carli, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Artes - Curso de Artes Cênicas.

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Publiée

2019-03-29

Comment citer

Carli, E. D. (2019). Rãs: a mimesis de Dioniso. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 127–139. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.127-139

Numéro

Rubrique

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente