Ruggero Jacobbi, intérprete de Carlo Goldoni: a comedia italiana e o teatro brasileiro moderno

Auteurs

  • André Luis Bertelli Duarte Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.141-164

Mots-clés :

Carlo Goldoni, Ruggero Jacobbi, comedia italiana, teatro brasileiro moderno

Résumé

O artigo investiga a encenação e recepção crítica de três comédias de Carlo Goldoni, realizadas por Ruggero Jacobbi no Brasil, entre 1949 e 1955. O objetivo é evidenciar como a leitura de textos da comédia italiana subsidiou experimentações estéticas e debates sobre o teatro e a sociedade brasileira no período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

André Luis Bertelli Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História. Professor de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC) da Universidade Federal de Uberlândia.

Références

BARTHES, Roland. La Locandiera. In: BARTHES, Roland. Escritos sobre teatro. Textos reunidos e apresentados por Jean-Loup Rivière. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BOSISIO, Paolo. Il Teatro di Goldoni sulle Scene Italiane del Novecento. Milano: Electa, 1992.

DORT, Bernard. Por que Goldoni, hoje? In: DORT, Bernard O Teatro e a sua Realidade. Tradução de Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

DUARTE, André Luis Bertelli. O caráter na comédia de Carlo Goldoni: apropriações históricas de “O mentiroso” (Il Bugiardo) entre a Itália e o Brasil. In: PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire. Circularidades políticas e culturais: formas – circuitos – recepção. São Paulo: Verona, 2017. p. 52-76.

FIDO, Franco. Guida a Goldoni: teatro e società nel Settecento. Torino: Einaudi, 1977.

FURQUIM, Luís. Onde o Arlequim se confunde com o malandro brasileiro. Jornal de Notícias, Rio de Janeiro, p. 3, 12 mar. 1949.

GIANNELLA, Maria de Lourdes. Contribuição para o estudo do “Moderno Teatro Brasileiro”: a contribuição italiana. 1989. Tese (Doutorado em História). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

GOLDONI, Carlo. O Mentiroso. Tradução de Ruggero Jacobbi para o espetáculo do Teatro Brasileiro de Comédia. Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP/SP), ]1949?]. Datilografado.

GOLDONI, Carlo. O teatro cômico. Tradução de Olga Navarro. Texto do acervo de Sandro Polônio pertencente ao acervo de peças teatrais da biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia, [1958?], p. 27-28. Datilografado.

JACOBBI, Ruggero. Bom dia, Mirandolina. Programa do espetáculo “Mirandolina”. São Paulo, Teatro Maria Della Costa, 1955.

JACOBBI, Ruggero. Goldoni e a “commedia dell’arte”. In: VANUCCI, Alessandra (org). Crítica da razão teatral: o teatro no Brasil visto por Ruggero Jacobbi. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 73-87.

JACOBBI, Ruggero. Meditazioni su um mito e su una biografia. Le rondini di Spoleto. Firenze, 1962.

JACOBBI, Ruggero. Reflexões sobre “O mentiroso”. In: PROGRAMA do espetáculo “O Mentiroso”. São Paulo: Teatro Brasileiro de Comédia, 1949.

MAGNO, Paschoal Carlos. Estréia, hoje, no Ginástico, “Arlequim, servidor de dois amos”, de Goldoni, pelo “Teatro dos Doze”. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 13, 09 set. 1949.

PRADO, Décio de Almeida. “Mirandolina”. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 10, 17 jul. 1955.

RAULINO, Berenice. Ruggero Jacobbi: presença italiana no teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2002.

SILVEIRA, Miroel. “Mirandolina”. Folha da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 30 ago. 1955.

Téléchargements

Publiée

2019-03-29

Comment citer

Duarte, A. L. B. (2019). Ruggero Jacobbi, intérprete de Carlo Goldoni: a comedia italiana e o teatro brasileiro moderno. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 141–164. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.141-164

Numéro

Rubrique

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente