Linguagem e imagem

a arquitetura da dominação nazista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.22049

Palavras-chave:

Peter Cohen, Victor Klemperer, arte e memória, arte e documento, cultura nazista

Resumo

O foco deste artigo recai sobre dois trabalhos de campos díspares: o livro LTI: a linguagem do Terceiro Reich, de Victor Klemperer, e o filme Arquitetura da destruição, de Peter Cohen. Ambos lidam com o testemunho e os documentos da Shoah, articulando lugares de memória distintos para elaborar o passado nazista. O cineasta e o filólogo se propõem exercer a tarefa de historiadores da cultura. Para o primeiro, a estética clássica fundamenta a cultura nazista, enquanto para o segundo, o Romantismo o faz. Embora contraditórios, os argumentos se complementam, pois essa dialética está presente na cultura artística moderna que opôs e integrou o clássico e o romântico.

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Biografia do Autor

Luiz Cláudio da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atuando nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/Uerj). Bolsista Produtividade do CNPq, Procientista da Uerj/Faperj e Cientistas do Nosso Estado (Faperj). Foi coordenador do PPGARTES entre 2010 e 2013 e presidente da comissão de elaboração do curso de Doutorado. Possui Graduação pela University of Northern Iowa (Iowa, EUA) com bolsa do International Institute of Education, Mestrado e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com bolsa do CNPq, estágio Sanduíche na New York University com bolsa do CNPq e Estágio pós-doutoral Sênior na Université de Paris 1-Sorbonne com bolsa da Capes. É membro do conselho consultivo da revista VIS da UNB; membro do conselho editorial da revista Modos. Publicou os livros A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade(Quartet, 2014) e Cinema brasileiro (anos 70-70), dissimetria, oscilação e simulacro(7 Letras, 2000). Foi editor responsável pelas coletâneas Narrativas, ficções, subjetividades(em parceria com Sheila Cabo Geraldo - Quartet, 2012), Dispositivos de registros na arte contemporânea(Contra Capa, 2010). Foi vice-presidente da ANPAP no biênio 2011-12. Foi curador das exposições Tempo-Matéria(MAC-Niterói, 2010), Paisagem e extremos(CCJF, Rio de Janeiro, 2012), Cidade e desaparecimento(CCJF, Rio de Janeiro, 2011) e co-curador da exposição Carlos Zilio: paisagens 1974-1978(Galeria Candido Portinari, UERJ, 2011). Publicou na ARS (USP), Arte e Ensaios (UFRJ), Poiéisis (UFF), entre outras.Atualmente, desenvolve a pesquisa A gravidade da imagem: apropriação e repetição na arte contemporânea (Poéticas do arquivo).

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

Costa, L. C. da . (2020). Linguagem e imagem: a arquitetura da dominação nazista. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(2), 79–100. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.22049

Edição

Seção

Dossiê – Memória e testemunho em tempos sombrios