A coralidade e o mundo das parthénoi na poesia mélica de Safo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.4.85-111

Mots-clés :

Safo, poesia grega arcaica, mélica, coralidade, virgens

Résumé

O artigo estuda a coralidade da poesia mélica (ou lírica) de Safo (Lesbos, c. 630-580 a.C.), na Grécia arcaica (c. 800-480 a.C.), e sua relação com o universo das parthénoi – as virgens ou moças ainda não casadas –, um dos elementos mais característicos e nítidos em seu corpus de fragmentos preservados. Para tanto, parte de um dos mais recentes, a “Canção sobre a velhice”, publicada em 2005, que provocou a rediscussão da dimensão coral das canções de Safo, e da natureza do grupo feminino de parthénoi a ela associado. O objetivo é reavaliar a relação entre a poeta e sua comunidade, pensando seu papel como líder das jovens e a função da coralidade na vida das jovens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Giuliana Ragusa, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Depto. de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV, Grego).

Références

BIERL, Anton. Visualizing the Cologne Sappho. In: CAZZATO, Vanessa; LARDINOIS, André (ed.). The Look of Lyric: Greek Song and the Visual. Leiden: Brill, 2016. p. 307-342.
BRASETE, Maria Fernanda. Homoerotismo feminino na lírica grega arcaica. In: FIALHO, Maria do Céu et alii (org.). A sexualidade no mundo antigo. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos U. Coimbra, 2009. p. 289-303.
CALAME, Claude. Les choeurs de jeunes filles en Grèce archaïque. Rome: Ateneo & Bizarri, 1977. 2 v.
CLARK, Christina A. The Gendering of the Body in Alcman’s Partheneion 1. Helios, Lubbock, v. 23, n. 2, p. 143-172, 1996.
DAVIES, Malcom. (ed.). Poetarum melicorum Graecorum fragmenta. Oxford: Clarendon, 1991. v. 1.
FERRARI, Franco. Sappho’s Gift: The Poet and Her Community. Tradução de Benjamin Acosta-Hughes e Laura Prauscello. Ann Arbor: Michigan Classical Press, 2010.
GREENE, Ellen; SKINNER, Marilyn B. (ed.). The New Sappho on Old Age. Washington D.C.: Center for Hellenic Studies, 2009.
HERINGTON, John. Poetry into Drama: Early Tragedy and the Greek Poetic Tradition. Berkeley: University of California Press, 1985.
KATZ, Marylin A. The Divided World of Iliad VI. In: FOLEY, Helen P. (ed.). Reflections of Women in Antiquity. Philadelphia: Gordon and Breach, 1992. p. 19-44.
LADIANOU, Katerina. Female Choruses and Gardens of Nymphs: Visualizing Chorality in Sappho. In: CAZZATO, Vanessa; LARDINOIS, André (ed.). The Look of Lyric: Greek Song and the Visual. Leiden: Brill, 2016. p. 343-369. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004314849_015.
LARDINOIS, André. Subject and Circumstance in Sappho’s Poetry. Transactions of the American Philological Association, Baltimore, v. 124, p. 57-84, 1994. DOI: https://doi.org/10.2307/284286.
LEFKOWITZ, Mary. The Last Hours of the Parthenos. In: REEDER, Ellen D. (ed.). Pandora’s Box: Women in Classical Greece. Princeton: University Press, 1995. p. 32-39.
PEPONI, A. Sparta’s Prima Ballerina: Choreia in Alcman’s Second Partheneion (3 PMGF). Classical Quarterly, Cambridge (Inglaterra), v. 57, n. 2, p. 351-362, dez. 2007.
RAGUSA, Giuliana (org. e trad.). Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/S0009838807000444.
RAGUSA, Giuliana. (org. e trad.). Safo de Lesbos: hino a Afrodite e outros poemas. São Paulo: Hedra, 2011.
RAGUSA, Giuliana. Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. [Apoio: Fapesp].
RAGUSA, Giuliana. Heitor e Andrômaca, da festa de bodas à celebração fúnebre: imagens épicas e líricas do casal na Ilíada e em Safo (Fr. 44 Voigt). Calíope, Rio de Janeiro, n. 15, p. 37-64, 2006.
RAGUSA, Giuliana. Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. [Apoio: Fapesp].
RAGUSA, Giuliana. Memória, a terra prometida dos poetas: o tema na mélica grega arcaica. Forma Breve, Aveiro, n. 15, p. 143-152, 2018.
RAGUSA, Giuliana; BRUNHARA, Rafael. Paideia na ‘lírica’ grega arcaica: a poesia elegíaca e mélica. Revista Filosofia e Educação, Campinas, n. 9, p. 45-62, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v9i1.8648422.
REEDER, Ellen D. Women and Men in Classical Greece. In: ______. (org.). Pandora’s Box: Women in Classical Greece. Princeton: University Press, 1995. p. 20-31.
SCODEL, Ruth. Self-Correction, Spontaneity, and Orality in Archaic Poetry. In: WORTHINGTON, Ian (org.). Voice into Text: Orality and Literacy in Ancient Greece. Leiden: Brill, 1996. p. 59-79. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004329836_005.
SEGAL, Phoebe C. The Paradox of Aphrodite. In: KONDOLEON, Christine; SEGAL, Phoebe C. (org.). Aphrodite and the Gods of Love. Boston: MFA Publications, 2011. p. 63-105.
SISSA, Giulia. Greek Virginity. Tradução de Arthur Goldhammer. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
SKINNER, Marilyn B. Woman and Language in Archaic Greece, or, Why is Sappho a Woman? In: GREENE, Ellen (ed.). Reading Sappho: Contemporary Approaches. Berkeley: University of California Press, 1996. p. 175-192.
SWIFT, Laura. A. The Hidden Chorus: Echoes of Genre in Tragic Lyric. Oxford: University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199577842.001.0001.
SWIFT, Laura. Visual Imagery in Parthenaic Song. In: CAZZATO, Vanessa; LARDINOIS, André (ed.). The Look of Lyric: Greek Song and the Visual. Leiden: Brill, 2016. p. 255-287. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004314849_012.
VESTRHEIM, Gjert. Alcman fr. 26: A Wish for Fame. Greek, Roman, and Bizantine Studies, Durham, v. 44, p. 5-18, 2004.
VOIGT, Eva-Maria (ed.). Sappho et Alcaeus: Fragmenta. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep, 1971.

Téléchargements

Publiée

2019-12-19

Comment citer

Ragusa, G. (2019). A coralidade e o mundo das parthénoi na poesia mélica de Safo. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(4), 85–111. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.4.85-111