A arte memorialística de Óscar Munõz e Doris Salcedo
reescrita de narrativas outras em espaços públicos
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.34505Mots-clés :
Óscar Muñoz, violência, Doris Salcedo, memória, espaço públicoRésumé
Pretende-se engendrar uma discussão acerca dos espaços públicos, como espaços potentes para reescrever as narrativas de um povo por intermédio de produções artístico-culturais. O espaço público não se dá apenas nas ruas, assim, considera-se aqui o espaço museológico como também pertencente ao espaço público. Por mais de meio século, a Colômbia viveu sob intensa violência, em decorrência das atividades de grupos de guerrilha e essa violência vem sendo narrada por artistas contemporâneos. Desse modo, a leitura que se pretende acontece a partir do diálogo com obras dos artistas Óscar Muñoz e Doris Salcedo, que são expostas em diferentes espaços públicos da Colômbia, tais como ruas, museus e galerias, uma vez que suas produções artísticas possibilitam um vigoroso trabalho de reflexão acerca da memória e do testemunho de vítimas da violência urbana, social, política e econômica.
Téléchargements
Références
ARFUCH, Leonor. La vida narrada: memoria, subjetividad y política. Villa María: Eduvim, 2018.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
BARROS, José Eduardo. Paul Celan: a poética do cicatricement. Revista Confraria, [S. l], n. 20, maio/jun. 2008. Disponível em: https://www. confrariadovento.com/revista/numero20/ensaio03.htm. Acesso em: 06 set. 2021. ISSN: 1808-6276.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução: Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução: André Telles. São Paulo: Editora 34. 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Coisa pública, coisa dos povos, coisa plural. In: DIDI-HUBERMAN, G.; RANCIERE, J.; MONDZAIN, M. J.; STIEGER, B. A república por vir: arte, política e pensamento para o século XXI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. p. 41-70.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 206-219, 2012. Disponível em: https://periodicos. ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 5 jun. 2021.
DORIS Salcedo é a primeira vencedora do Nomura Art Award, com prêmio de US$ 1 milhão. Touch of Class, [S. l.], 31 out. 2019. Artistas. Disponível em: http://www.touchofclass.com.br/index.php/2019/10/31/ doris-salcedo-e-a-primeira-vencedora-do-nomura-art-award-com- premio-us-1-milhao/. Acesso em: 01 jun. 2021.
GIOIA, Mario. “Convivemos bem com o horror”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 mar. 2008. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol. com.br/fsp/ilustrad/fq1803200814.htm. Acesso em: 01 jun. 2021.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LOSSAU, Júlia. Arte no espaço público: sobre as relações entre as perspectivas artísticas e as expectativas das políticas de desenvolvimento urbano. GeoTextos: Revista da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 5, n. 1, jul. 2009, p. 37-57. DOI: https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v5i1.3568. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/3568. Acesso em: 20 maio 2021.
MACLENNAN, Gloria Crespo. Óscar Muñoz: “Toca vivir seleccionando imágenes”. El país, [S. l.], 20 abr. 2018. Babelia. Disponível em: https:// elpais.com/cultura/2018/04/19/babelia/1524141422_803600.html. Acesso em: 02 nov. 2021.
MEJÍA, Sara. Óscar Muñoz y la fragilidad del recuerdo. El pulpo, [S. l.], 18 ago. 2020. Editorial. Disponível em: https://elpulpofoto.com.br/es/ oscar-munoz-conservador-la-fragilidad-del-recuerdo/. Acesso em: 06 set 2021.
‘QUEBRAMOS’: la expresión artística em contra del asesinato de líderes sociales. Semana, [S. l.], [202-?]. Disponível em: https://www.semana.com/galerias/galeria/quebrantos-la-obra-de-doris-salcedo-en-contra-del- asesinato-de-lideres-sociales/619195/. Acesso em: 02 nov. 2021.
RELEMBRE 6 mulheres da arte contemporânea, de Anna Bella Geiger a Doris Salcedo. Crio Art, [S. l.], 08 mar. 2021. Disponível em: https:// www.crio.art/relembre-6-mulheres-da-arte-contemporanea-de-anna- bella-geiger-a-doris-salcedo/. Acesso em: 02 nov. 2021.
ROCHA, Susana. Práticas artísticas contra o esquecimento dos conflitos quotidianos na América Latina: Berna Reale, Teresa Margolles e Oscar Muñoz. Cadernos de Arte e Antropologia, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017, p. 19-30. DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1262. Disponível em: https:// journals.openedition.org/cadernosaa/1262. Acesso em: 21 maio 2021.
ROSSI, Marina. Berna Reale, a simbiose entre a arte e a perícia criminal: “não sou de museu, gosto da rua”. El país, São Paulo, 14 jul. 2017. Performance. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/13/ cultura/1499967146_171656.html. Acesso em: 21 maio 2021.
SALCEDO, Doris. Plegaria Muda. São Paulo: Pinacoteca, 2013. Folder da exposição.
SANTOS, Luis Alberto Brandão. Breve história do espaço na teoria da literatura. Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Brasília, v. 14, n. 19, p. 115-133, 2005. ISSN: 0104-3927.
SILVA, Rogério Paulo Baptista Pinho da. A memória fugitiva na obra de Oscar Muñoz. Revista Croma, Lisboa, v. 4, n. 8, p. 146-155. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/35766/2/ULFBA_C_v4_ iss8_p146-155.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
TORRADO, Santiago. ‘Quebrantos, el luto colectivo de Colombia por sus líderes asesinados. El país, Bogotá, 11 jun. 2019. Internacional. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2019/06/11/ colombia/1560211000_126427.html. Acesso em: 01 jun. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Angela Guida, Miguel Angel Ariza Benavides (Autor) 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).