As muitas polêmicas de Christian Kracht
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51919Mots-clés :
literatura contemporânea, campo literário, recepçãoRésumé
A principal característica da vanguarda é a ruptura, não raramente acompanhada de críticas ferozes e certo escândalo. Se há uma figura na literatura de língua alemã contemporânea cuja recepção é marcada tanto por grande expectativa ante aos novos lançamentos quanto por resenhas e comentários ácidos sobre suas publicações, esta certamente é Christian Kracht. Herdeiro arrogante, homofóbico e nazista ou questionador, (pós-)irônico e vítima de uma criação abusiva? Uma análise do que dizem (e rebatem) os críticos do autor e como ele tem utilizado a própria obra e suas preleções de poética em 2018 para responder às críticas deve nos auxiliar a compreender os jogos que se dão dentro do campo da arte, e como eles influenciam no nascimento das vanguardas.
Téléchargements
Références
ASSHEUER, Thomas. Ironie? Lachhaft. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. 2012. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 71-76.
BASSLER, Moritz. Der deutsche Pop-Roman. Die neuen Archivisten. München: Beck, 2002.
BERTSCHIK, Julia. Oberflächenästhetik. Die Barbourjacke als zweite Haut in Christian Krachts Roman Faserland. In: KOMFORT-HEIN, Susanne; DRÜGH, Heinz (org.). Christian Krachts Ästhetik. Berlin: J.B. Metzler, 2019. p. 89-96.
BONOMO, Daniel. Vazio e fastio em Faserland, de Christian Kracht. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 17, n. 23, p. 68-82, Junho 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/GpJ9RvtR79cmnxzjvF4YY3w/?lang=pt#. Acesso em: 24 out. 2024.
BÜRGER, Peter. Nach der Avantgarde. Weilerswist: Velbrück, 2014.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução de Ernesto Sampaio. Lisboa: Vega, 1993.
DIEZ, Georg. Die Methode Kracht. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 29-38.
DIEZ, Georg. Meine Jahre mit Kracht. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 93-100.
FASERLAND. Wikipedia. Disponível em: https://de.wikipedia.org/wiki/Faserland. Acesso em: 14 dez. 2022.
FELICE, Rafael. Ciro Gomes diz que não chamou Lula de nazista, mas sim a “cúpula do PT”. Correio Brasiliense. Política. 27 set. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/09/5039979-ciro-diz-que-nao-chamou-lula-de-nazista-mas-sim-a-cupula-do-pt.html. Acesso em: 15 jan. 2024.
JAHRAUS, Oliver. Ästhetischer Fundamentalismus. In: BIRGFELD, Johannes; CONTER, Claude D. (org.) Christian Kracht. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 2009. p. 13-23.
KAZMAIER, Kathrin. Chrstian Krachts postmoderne Parodien. In: KOMFORT-HEIN, Susanne; DRÜGH, Heniz (org.). Christian Krachts Ästhetik. Berlin: J.B. Metzler, 2019. p. 261-272.
KEMPKE, Kevin. Variationen über einen unverfügbaren Text. Christian Krachts Frankfurter Poetik Vorlesungen. In: KOMFORT-HEIN, Susanne; DRÜGH, Heinz (org.). Christian Krachts Ästhetik. Berlin: J.B. Meztler, 2019. p. 227-240.
KIEPENHEUER & WITSCH. Erklärung des Verlags Kiepenheuer und Witsch. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 39.
KLEINSCHMIDT, Christoph. Christian Krachts Mikroästhetik. In: KOMFORT-HEIN, Susanne, DRÜGH, Heniz (org.). Christian Krachts Ästhetik. Berlin: J.B. Metzler, 2019. p. 17-25.
KOMFORT-HEIN, Susanne; DRÜGH, Heinz (org.). Christian Krachts Ästhetik. Berlin: J.B. Meztler, 2019.
KRACHT, Christian. Der gelbe Bleistift. Reisegeschichten aus Asien. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 2016.
KRACHT, Christian. Eurotrash. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 2021. (e-book)
KRACHT, Christian. Faserland. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 1995.
KRACHT, Christian; WOODARD, David. Five Years: Briefwechsel 2004-2009. Hannover: Wehrhahn Verlag, 2011.
LIMA, Caique. Após ser detonado ao vivo por Gabriela Prioli, Monark diz que “Flow é uma conversa de bar”. Diário do centro do mundo. 15 maio 2021. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/apos-ser-detonado-ao-vivo-por-gabriela-prioli-monark-diz-que-flow-e-uma-conversa-de-bar/. Acesso em: 10 jan. 2024.
MALTA, André Vitor Oliveira Conde. Faserland e a desilusão do indivíduo em uma sociedade de consumo. Orientador: Klaus Eggensperger. 2021. 83f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, 2021. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/72094/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20VICTOR%20OLIVEIRA%20CONDE%20MALTA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 out. 2024.
MENEGUZZO, Raquel Ribas. As encenações literárias e autorais em Die Toten (2016) de Christian Kracht. Orientador: Michael Korfmann. 2019. 154f. Dissertação (Mestrado em Letras, Literaturas Estrangeiras Modernas). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200706. Acesso em: 21 out. 2024.
MÖCKEL, Magret. Faserland. Königs Erläuterungen. Hollfeld: C. Bange Verlag, 2021.
RUF, Oliver. Christian Krachts New Journalism. In: BIRGFELD, Johannes; CONTER, Claude D. (org.) Christian Kracht. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 2009. p. 44-60.
SCHMIDT, Christopher. Der Ritter der Kokosnuss. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 47-53.
SCHMIDT, Thomas E. Zwei Nerds spielen bürgerliches Schreiben. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 77-80.
SCHMITZ, Rosita Maria. Encenação literária e encenação autoral em Christian Kracht: de Faserland a Imperium. Orientador: Michael Korfmann. 2017. 209 f. Tese (Doutorado em Letras, Literaturas Estrangeiras Modernas). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
SCHRÖDER, Christoph. Ich habe eine tiefe Angst vor Ihnen zu sprechen. Zeit Online. 16 maio 2018. Disponível em: https://www.zeit.de/kultur/literatur/2018-05/christian-kracht-poetikvorlesung-frankfurt-literatur-missbrauch. Acesso em: 10 jan. 2024.
SCHUMANN, Andreas. “Das ist schon ziemlich charmant.” In: BIRGFELD, Johannes; CONTER, Claude D. (org.) Christian Kracht. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 2009. p. 150-164.
STEPHAN, Felix. Ich hörte, wie er hinter mir die Hose öffnete. Tagesanzeiger. 17 maio 2018. Disponível em: https://www.tagesanzeiger.ch/ich-hoerte-wie-er-hinter-mir-die-hose-oeffnete-406558924814. Acesso em: 10 jan. 2024.
SÜSELBECK, Jan. Im Zeichen von Elisabeth Förster-Nietzsches Yerba-Mate-Tee. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 81-92.
TOMMEK, Heribert. Der lange Weg in die Gegenwartsliteratur. Berlin, München, Boston: DeGruyter, 2015.
WIELE, Jan. Natürlich habe auch ich meine Schule angezündet. Frankfurter Allgemeine Zeitung. 25 maio 2018. Disponível em: https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/buecher/autoren/christian-krachts-poetikvorlesung-in-frankfurt-15604028.html. Acesso em: 10 jan. 2024.
WINKELS, Hubert. Vorwort. In: WINKELS, Hubert (org.) Christian Kracht trifft Wilhelm Raabe. Berlin: Suhrkamp, 2013. p. 7-20.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Valéria Sabrina Pereira (Autor) 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).