Cinema e ficção literária em dois escritores hispano-americanos: em torno a Horacio Quiroga e Carlos Noriega Hope
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.173-184Palavras-chave:
Horacio Quiroga, Carlos Noriega Hope, ficção de tema cinematográfico, literatura hispano-americana.Resumo
Resumo: O ensaio propõe uma leitura comparada de dois relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), do uruguaio Horacio Quiroga e Che Ferrrati, inventor (1923), do mexicano Carlos Noriega Hope. Examinam-se, entre outros aspectos, a presença do registro crítico-ensaístico na ficção, a evidenciação de estereótipos e clichês, o jogo ilusão/ desvelamento instaurado pela trama em relação à “máquina de sonhos”.
Palavras-chave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficção de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.
Resumen: El ensayo propone una lectura comparada de dos relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), del uruguayo Horacio Quiroga y Che Ferrrati, inventor (1923), del mexicano Carlos Noriega Hope. Se examinan, entre otros aspectos, la presencia del registro crítico-ensayístico en la ficción, la puesta en evidencia de estereotipos y clichês, el juego ilusión/desvelamiento instaurado por la trama en relación a la “máquina de sueños”.
Palabras-clave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficción de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.
Downloads
Referências
GÁRATE, Miriam. Acerca de um conto que é um sonho que é o roteiro de um filme que... Em torno a Miss Dorothy Philipps, mi esposa. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABRALIC, XI., 2007, São Paulo. Atas [...]. São Paulo: USP; Abralic, 2007. Disponível em: http// www/.abralic.org.br/enc2007/ programacao_simposio.asp.
GÁRATE, Miriam. Crítica cinematográfica y ficción en Horacio Quiroga. Revista Iberoamericana, Pittsburgh, v. LXXIV, n. 222, p. 101-114, enero-marzo 2008.
GÁRATE, Miriam. Notas de trabalho sobre Horacio Quiroga. Literatura, cinema, psicanálise: projeções e intersecções de campo. Revista Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 10, p. 170-183, 2008.
MAHUERHOFER, Hugo; A psicologia da experiência cinematográfica (tradução de Psychology of Filme Experience (1966). In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1986. p. 375-380.
MIQUEL, Ángel. Por las pantallas de la ciudad de México. Periodistas del cine mudo. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 1995.
NORIEGA HOPE, Carlos. Che Ferrati, inventor. In: ____. Las experiencias de Miss Patsy y otros cuentos. México: IBNA; Premia editora, 1936. p.23-49.
NORIEGA HOPE, Carlos. El mundo de las sombras: el cine por dentro y por fuera. México: Librería Editorial Andrés Botas e Hijo, 1921.
NORIEGA HOPE, Carlos. El cine hablado. In: MIQUEL, Ángel (Org.). Los exaltados, Antología de escritos sobre cine em períodicos y revistas de la ciudad de México. 1896-1929. Guadalajara: Univ. de Guadalajara, 1992. p. 177-178.
QUIROGA, Horacio. “Griffith y las miradas expresivas” (1920); “Las cintas de ultratumba” (1920); “Los intelectuales y el cine” (1922); “Cine de ultratumba” (1922). In: GALLO, Gaston (Comp.). Arte y lenguaje del cine. Buenos Aires: Losada, 1997. p. 66-68; 141-142; 286-290; 310-311.
QUIROGA, Horacio. Miss Dorothy Phillips, mi esposa. In: ______. Todos los cuentos. Edición crítica, Napoleón Baccino Ponce de León y Jorge Laforgue. Colección Archivos: ALLCA XX, 1996. p. 436-463.
SARLO, Beatriz. La imaginación técnica. Sueños de la cultura argentina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1992.
TORRES BODET, Jaime. Meditación escéptica sobre los finales. In: SCHNEIDER, Luis. La cinta de Plata. Crónicas cinematográficas (1925-6) México: UNAM, 1986. p. 46-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Miriam Viviana Gárate (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).