Cinema e ficção literária em dois escritores hispano-americanos: em torno a Horacio Quiroga e Carlos Noriega Hope
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.173-184Palavras-chave:
Horacio Quiroga, Carlos Noriega Hope, ficção de tema cinematográfico, literatura hispano-americana.Resumo
Resumo: O ensaio propõe uma leitura comparada de dois relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), do uruguaio Horacio Quiroga e Che Ferrrati, inventor (1923), do mexicano Carlos Noriega Hope. Examinam-se, entre outros aspectos, a presença do registro crítico-ensaístico na ficção, a evidenciação de estereótipos e clichês, o jogo ilusão/ desvelamento instaurado pela trama em relação à “máquina de sonhos”.
Palavras-chave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficção de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.
Resumen: El ensayo propone una lectura comparada de dos relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), del uruguayo Horacio Quiroga y Che Ferrrati, inventor (1923), del mexicano Carlos Noriega Hope. Se examinan, entre otros aspectos, la presencia del registro crítico-ensayístico en la ficción, la puesta en evidencia de estereotipos y clichês, el juego ilusión/desvelamiento instaurado por la trama en relación a la “máquina de sueños”.
Palabras-clave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficción de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.
Downloads
Referências
GÁRATE, Miriam. Acerca de um conto que é um sonho que é o roteiro de um filme que... Em torno a Miss Dorothy Philipps, mi esposa. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABRALIC, XI., 2007, São Paulo. Atas [...]. São Paulo: USP; Abralic, 2007. Disponível em: http// www/.abralic.org.br/enc2007/ programacao_simposio.asp.
GÁRATE, Miriam. Crítica cinematográfica y ficción en Horacio Quiroga. Revista Iberoamericana, Pittsburgh, v. LXXIV, n. 222, p. 101-114, enero-marzo 2008.
GÁRATE, Miriam. Notas de trabalho sobre Horacio Quiroga. Literatura, cinema, psicanálise: projeções e intersecções de campo. Revista Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 10, p. 170-183, 2008.
MAHUERHOFER, Hugo; A psicologia da experiência cinematográfica (tradução de Psychology of Filme Experience (1966). In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1986. p. 375-380.
MIQUEL, Ángel. Por las pantallas de la ciudad de México. Periodistas del cine mudo. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 1995.
NORIEGA HOPE, Carlos. Che Ferrati, inventor. In: ____. Las experiencias de Miss Patsy y otros cuentos. México: IBNA; Premia editora, 1936. p.23-49.
NORIEGA HOPE, Carlos. El mundo de las sombras: el cine por dentro y por fuera. México: Librería Editorial Andrés Botas e Hijo, 1921.
NORIEGA HOPE, Carlos. El cine hablado. In: MIQUEL, Ángel (Org.). Los exaltados, Antología de escritos sobre cine em períodicos y revistas de la ciudad de México. 1896-1929. Guadalajara: Univ. de Guadalajara, 1992. p. 177-178.
QUIROGA, Horacio. “Griffith y las miradas expresivas” (1920); “Las cintas de ultratumba” (1920); “Los intelectuales y el cine” (1922); “Cine de ultratumba” (1922). In: GALLO, Gaston (Comp.). Arte y lenguaje del cine. Buenos Aires: Losada, 1997. p. 66-68; 141-142; 286-290; 310-311.
QUIROGA, Horacio. Miss Dorothy Phillips, mi esposa. In: ______. Todos los cuentos. Edición crítica, Napoleón Baccino Ponce de León y Jorge Laforgue. Colección Archivos: ALLCA XX, 1996. p. 436-463.
SARLO, Beatriz. La imaginación técnica. Sueños de la cultura argentina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1992.
TORRES BODET, Jaime. Meditación escéptica sobre los finales. In: SCHNEIDER, Luis. La cinta de Plata. Crónicas cinematográficas (1925-6) México: UNAM, 1986. p. 46-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Miriam Viviana Gárate (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).