2666, de Roberto Bolaño, e Valsa com Bashir, de Ari Folman: o que não é visível deve ser escrito? O que não é “escrevível” deve ser mostrado?
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.233-242Palavras-chave:
2666, Bolaño, Valsa com Bashir, Ari Folman, violência, delitoResumo
Este ensaio apresenta uma leitura que aproxima de dois tipos de texto, um literário – 2666, de Roberto Bolaño – e um fílmico – Valsa com Bashir, de Ari Folman –, cujos temas centrais são a linguagem da violência e do delito. Ambos em regiões de intenso conflito: a fronteira do México com os Estados Unidos e a região do Oriente Médio.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Le siècle. Paris: Editions du Seuil, 2004.
BARTHES, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Gallimard, 1980.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 2003.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAZIN, André. O cinema: ensaios. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BOLAÑO, Roberto. 2666. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Nova York: Routledge, 1990.
BUTLER, Judith. Bodies that Matter. Nova York: Routledge: Duke University Press, 1993.
FOSTER, Hal. O retorno do real. A vanguarda no final do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FREUD, S. A Interpretação dos Sonhos. Trad. Walderedo Ismael de Oliveira. São Paulo: Imago, 1999.
LUDMER, Josefina. O corpo do delito, um manual. Trad. Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
RULFO, Juan. 100 fotografias. Trad. Denise Bottmann e Gênese Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. O realismo afetivo. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 39, p. 129-148, jan.-jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Aparecida Oliveira Carvalho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).