Para um capítulo do teatro político no norte do Paraná a partir dos anos 1980: Bodas de café (1984) e Medidas contra a violência (2006)

Autores

  • Sonia Pascolati Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Flory Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.17-36

Palavras-chave:

historiografia teatral, teatro político, teatro épico brechtiano

Resumo

A história do teatro nacional tem sido escrita a partir do epicentro Rio-São Paulo, negligenciando a riqueza e diversidade de produções fora desse eixo, lacuna que a pesquisa em dramaturgia e teatro tem tentado preencher. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a importância da dramaturgia e do teatro norte-paranaenses a partir de dois grupos de teatro – o PROTEU, Projeto de Teatro Experimental Universitário, de Londrina, e o TUM, Teatro Universitário de Maringá –, analisando produções com clara visada política e que dialogam com o pensamento de um dos maiores homens de teatro do século XX, Bertolt Brecht, criando obras inovadoras em termos formais e temáticos que contribuíram para o desenvolvimento de um teatro crítico, tanto em âmbito regional como nacional.

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Biografia do Autor

Sonia Pascolati, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. Docente do Programa de Mestrado Profissional - PROFLETRAS. Pesquisadora em dramaturgia e teatro.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Pascolati, S., & Flory, A. (2019). Para um capítulo do teatro político no norte do Paraná a partir dos anos 1980: Bodas de café (1984) e Medidas contra a violência (2006). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 17–36. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.17-36

Edição

Seção

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente