Quase ausentes
autoria e representações de personagens negros no PNBE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.29447Palavras-chave:
Literatura negro-brasileira, Raça, Resistência, Representação, PNBEResumo
Detendo-se em terreno da literatura brasileira, mais especificamente ao âmbito das políticas públicas de distribuição de livros paradidáticos, o presente estudo, fazendo uso do método qualitativo e quantitativo, visa apresentar dados concernentes à baixa presença (ou quase ausência) de autores negros a compor o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Ademais, o trabalho centra-se no exame das obras Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior, para ressaltar a importância de seus discursos antirracistas no âmbito de um programa de distribuição de livros, composto majoritariamente por autores não negros e por narrativas de temáticas afro-brasileiras diminutas. Este estudo conclui que políticas públicas de leitura, como o PNBE, deveriam acolher, quantitativamente, em seus acervos, um número maior de autores negros e obras mais representativas do ponto de vista racial e cultural, como as que aqui foram apontadas. Em síntese, o presente artigo tem o objetivo de propiciar e evidenciar, principalmente tendo em vista o público leitor dessas obras, o jovem negro, possibilidades de representação literária com as quais possam se identificar adequadamente.
Downloads
Referências
BROOKSHAW, David (1983). Raça e cor na literatura brasileira. Trad. Marta Kirst. Porto Alegre, Mercado Aberto.
BOURDIEU, Pierre (2005). A dominação masculina. Trad. Maria Helena Künher. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
DALCASTAGNÈ, Regina (2008). “Entre silêncios e estereótipos: as relações raciais na literatura brasileira contemporânea”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n° 31. Brasília, janeiro-junho.
_______ (2012). Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte.
DIMAS, Antonio. (1987) Espaço e romance. 2. ed. São Paulo: Ática.
JOB, Sandra Maria (2011). Em texto e no contexto social: mulher e literatura afro-brasileira. Tese (Doutorado em Literatura). UFSC, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95228/294989.pdf?sequence=1> Acesso em: 03 abr. 2017.
JESUS, Carolina Maria (2017). Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo, Ática.
JUNIOR, Otávio (2011). O livreiro do Alemão. São Paulo: Panda Books.
KAYSER, Wolfgang (1985). Análise e interpretação da obra literária. (Introdução à ciência da literatura). Ed. Coimbra: Arménio Amado.
LACERDA, Nilma (2013). Sortes de Villamor. 1 ed. São Paulo: Scipione.
LEFEBVRE, Henri (2008). O direito à cidade. Trad. Rubens Eduardo Farias. Moraes, São Paulo.
LEJEUNE, Philippe (2008). O pacto autobiográfico. Trad. de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: UFMG.
MOORE, Carlos (2009). Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições.
PANTA, Mariana (2014). “Segregação geográfica, desigualdades raciais e migrações: Londrina como destino de fluxos migratórios mineiros e nordestinos”. In: SILVA, M, N; PANTA, M. Território e segregação urbana: O lugar do negro na cidade. Londrina, Eduel.
RABASSA, Gregory (1965). O negro na ficção brasileira. Trad: Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
SANTOS, James Rios de Oliveira (2017). Autoria e representação de personagens negras em narrativas infantojuvenis: acervos PNBE 2011 e 2013. Dissertação (Mestrado em Letras – área de Estudos Literários). Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá.
SILVA, Maria Nilza; PANTA, Mariana (2014). Território e segregação urbana: o lugar da população negra na cidade. Londrina: Eduel.
VAN DIJK, Teun (2012). Racismo e Discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 James Rios de Oliveira Santos, Altamir Botoso (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).