Angustiado e cruel
um retrato de Bentinho em Dom Casmurro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.48527Palavras-chave:
Romance machadiano, Narrador-personagem, Bentinho, Análise interpretativaResumo
Este trabalho compreende uma leitura do romance Dom Casmurro, com ênfase em dois aspectos, angústia e crueldade, a propósito de Bentinho, o narrador-personagem. Consideramos um percurso no qual o leitor acompanhará, simultaneamente, a narração e a construção de uma imagem para Bentinho, que passará, de jovem apaixonado pela amiga de infância, a angustiado e cruel. Com base nas reflexões de Rosenfeld e de Candido (2014) acerca da composição ficcional e de uma ausência figurativa que seria natural à ficção, se comparada a outras modalidades artísticas, verificamos que o romance machadiano aproxima narrador-personagem e leitores; isto permite que a imagem de Bentinho seja composta, ao mesmo tempo, por leitor e narrador – este, tendo oportunidade de interlocução sem julgamentos, rememora os anos vividos, refletindo sobre eles, ao passo em que o leitor compreende como a crueldade, autoinfligida e direcionada a outros, funcionou como reação para a angústia experimentada pelo narrador-personagem.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019. 2. ed. Série Prazer de Ler. E-book.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 53-80.
PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007. Série Princípios.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. 11-47.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela de Abreu Gomes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).