A linguagem telegráfica
as correspondências entre Blaise Cendrars, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51018Palabras clave:
Modernismo, vanguardas, primitivismo, Oswald de Andrade, Blaise Cendrars, Tarsila do AmaralResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar os diálogos entre as obras de Oswald de Andrade, Blaise Cendrars e Tarsila do Amaral a partir do princípio da “linguagem telegráfica”, o despojamento da expressão artística, próprio da modernidade. Enquanto os avanços da técnica anunciavam novas formas de comunicação, como a telegrafia, as vanguardas aderiam esse espírito de inovação, lançando a síntese e a simplicidade das linguagens artísticas como uma nova forma de expressão. Para a análise, consideraremos as obras Feuilles de Route, Pau Brasil e os croquis de Tarsila para ambas as obras. Como embasamento teórico, serão considerados os estudos sobre a estética vanguardista e modernista.
Descargas
Referencias
AMARAL, Aracy Abreu. Blaise Cendrars no Brasil e os Modernistas. São Paulo: Editora 34/Fapesp, 1997.
AMARAL, Aracy Abreu. Tarsila: sua obra e seu tempo. 2. ed. São Paulo: Editora 34; Edusp, 2010.
ANDRADE, Mário de. Blaise Cendrars – Feuilles de Route (I. Le Formose) – Desenhos de Tarsila – Paris, 1924; L’Or – Romance – Grasset, Paris, 1925 (1925). In: EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars: ensaio, cronologia, filme, depoimentos, antologia, desenhos, conferências, correspondência, traduções. 2. ed. rev. ampl. por Carlos Augusto Calil. São Paulo: Edusp, 2001. p. 413-415.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago (1928). In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas metalinguísticos, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009a. p. 504-511.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924). In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas metalinguísticos, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009b. p. 472-478.
ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. In: ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 11-109.
ARAUJO, Natalia Aparecida Bisio de. As relações estéticas entre Blaise Cendrars, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral no modernismo brasileiro. 2022. 354f. Tese (doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2022.
BANDEIRA, Manoel. Cendrars naqueles tempos (1961). In: EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars: ensaio, cronologia, filme, depoimentos, antologia, desenhos, conferências, correspondência, traduções. 2. ed. rev. ampl. por Carlos Augusto Calil. São Paulo: Edusp, 2001. p. 469-470.
BOCCIONI, Umberto. et al. Manifeste des peintres futuristes (1910). In: LISTA, Giovanni. Futurisme: Manifestes, Documents-Proclamations. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1973. p. 163-166.
CAMPOS, Haroldo de. Uma poética da radicalidade. In: ANDRADE, Oswald. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 239-266.
CARVALHAL, Tânia Franco. Presença da Literatura Francesa no Modernismo Brasileiro. In: CHAVES, Flávio Loureiro et al. Aspectos do Modernismo Brasileiro. Porto Alegre: Edições URGS, 1970. p. 149-188.
CENDRARS, Blaise. Blaise Cendrars vous parle…: suivi de Qui êtes vous?, Le paysage dans l’oeuvre de Léger et de J’ai vu mourrir Fernand Léger. Organização de Claude Leroy. Paris: Denöel. 2006.
CENDRARS, Blaise. Tout autour d’aujourd’hui: poésies complètes avec 41 poèmes inédits. Organização e notas de Claude Leroy. Paris: Denoël, 2001.
GLEICK, James. A Informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. Tradução de Augusto Calil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MARINETTI, Filippo Tommaso. Imagination sans fils et les mots en liberté (1913). In: LISTA, Giovanni. Futurisme: Manifestes, Documents-Proclamations. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1973, p. 142-146.
MILLIET, Sérgio. Crônica Parisiense (1925). In: EULALIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars: ensaio, cronologia, filme, depoimentos, antologia, desenhos, conferências, correspondência, traduções. 2. ed. rev. ampl. por Carlos Augusto Calil. São Paulo: Edusp, 2001. p.409-410.
PIGNATARI, Décio. Vanguarda como antiliteratura; Marco Zero de Andrade; In: PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. 3 ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. p.121-125; 149-166.
PRADO, Paulo. Poesia Pau-brasil. In: ANDRADE, Oswald. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 15-19.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Natalia Aparecida Bisio de Araujo (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).